Governo do Pará reconhece mês da Escola Bíblica de Férias e autoriza eventos no espaço escolar

Pará

29.11.2022

O governador Helder Barbalho sancionou a lei que instituiu o mês da Escola Bíblica de Férias (EBF) em todo o território paraense. A sanção autoriza, ainda, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a disponibilizar a estrutura da rede pública estadual de ensino infantil para a realização do evento, que ocorre nos meses de janeiro e julho, durante as férias escolares. 

"Sobre o aspecto social e inclusivo, a escola bíblica de férias tem o papel de valorizar um movimento educacional cristão, que surge e emerge a partir de cada célula, de cada igreja. A partir de agora as igrejas tem o apoio do Estado para que isso seja uma política religiosa, cristã, social, que emerge da sociedade, mas que conta com o suporte institucional dando oportunidade aos nosso jovens", enfatizou o chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho.

A Lei 9.736, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alepa), em 1º de novembro de 2022, teve como autor o deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos). Segundo o parlamentar, a iniciativa vai ofertar mais conforto e segurança aos membros.

"As igrejas são os braços direitos e esquerdos do Governo. Ela está onde, muitas vezes, o Governo não consegue chegar. Abrindo as portas das escolas estaduais, as crianças terão acesso facilitado. Além de levar palestras educacionais e espirituais, a EBF também leva a questões sociais como a entrega de cestas básicas e o auxílio médico", disse o deputado.

Conforme o texto da lei, “a programação e a coordenação da Escola Bíblica de Férias serão de responsabilidade das Igrejas Cristãs do Estado do Pará e poderão constar no calendário oficial de atividades da Secretaria Estadual de Educação".

"Ao integrar esse momento, a educação dá um passo muito importante no sentido de que essas crianças poderão utilizar esses locais, mesmo sendo de outras redes. É um momento que falamos de Deus e trabalhamos o momento espiritual, a forma de respeitar a crença de cada um", declarou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

A adolescente de 12 anos, Bianca Maynara, frequenta a Igreja Assembleia de Deus, no bairro Jaderlândia 1, em Ananindeua, e gostou da notícia. "Eu gosto muito da parte das brincadeiras na Escola Bíblica. E também gosto de estar na escola. Agora vou poder juntar as duas coisas. Estou muito empolgada. Isso vai ajudar bastante no nosso desenvolvimento", contou sorridente. 

O pastor da igreja Assembleia de Deus, Ari Alves, também aprovou a iniciativa governamental. "Eu aprendi a ler na Escola Bíblica. Lá, eu fui exercitado para que eu pudesse conhecer as primeiras letras e foi fundamental na construção do que eu sou hoje. Então, ter um projeto como esse, com a sensibilidade do governador Helder Barbalho e contar com o apoio das escolas, é um momento de avanço", finalizou.

Texto: Evaldo Júnior / Ascom Seduc

Foto: Marcos Santos / Agência Pará