Governo do Pará realiza evento para discutir a importância da integração entre cultura, educação e esporte

Pará

24.08.2023

Nesta terça-feira (22), a equipe da Assessoria de Convivência Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fez presença no evento "Cultura e Educação - Aprender para Construir", realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério dos Esportes em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Seduc. O evento reuniu representantes da educação e gestores culturais do Pará para discutir a importância de integrar arte, cultura, educação e esporte. 
         
"É tão importante quando a gente consegue ouvir, de uma maneira transdisciplinar, todos os movimentos. Esse momento com o Ministério da Cultura nos permite fortalecer a escuta da educação, da cultura, do esporte, de áreas essenciais para o desenvolvimento dos nossos jovens e de uma cidadania protagonista. Ter essas áreas em constante diálogo nos permite tornar mais genuíno esse momento de construção de uma sociedade mais igual", disse Mário Augusto, gestor da Assessoria de Convivência Escolar da Seduc, braço estrutural do programa Escola Segura.

Realizado anteriormente em Cuiabá, o evento promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério do Esporte, contou com a apresentação e discussão de temas prioritários para o Governo Federal desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, como o Programa de Ensino Integral. Desta vez no Pará, o ato objetiva aumentar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil do debate sobre a importância da integração entre arte, cultura, educação e esportes para a criação de repertórios e formulação de políticas públicas. 
     
Estiveram presentes no evento a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, Débora Verdi, do Ministério dos Esportes, a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura-Pará, Telma Saraiva, a presidente da Federação dos Povos Indígenas, Concita Sompré, a reprsentante do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Zélia Amador de Deus, o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, o presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Miro Sanova, a secretária adjunta de Justiça Racial e Direitos Humanos, Edilza Fontes, a diretora de educação e formação artística, Naine Terena e a ex-deputada Marinor Brito. 

A previsão é de que até outubro a programação siga pela região nordeste, em Recife, sul, em Porto Alegre e sudeste, em Diadema.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc