Governo do Pará inaugura maior creche do Estado e reforça educação infantil

Pará

06.04.2022

O compromisso de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças de até 5 anos, em todo o Pará, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nesta quarta-feira (6), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou o Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. 

Este é o maior espaço de aprendizagem paraense destinado ao público infantil que vai receber, anualmente, crianças de 2 a 5 anos. O governador Helder Barbalho detalhou mais informações sobre o funcionamento desta nova unidade escolar. 

“Aqui serão disponibilizadas 525 vagas de ensino infantil integral e o processo de matrícula começa a partir da próxima segunda-feira (11). As crianças vão entrar às 7h e sair às 17h, recebendo todas as refeições recomendadas, suporte pedagógico adequado e área para o descanso, com intuito de garantir todo o conforto necessário nesta fase de crescimento dos pequeninos”, detalhou o chefe do Executivo Estadual.

COMPROMISSO

A iniciativa é mais uma política de valorização da educação pública paraense, nas diferentes etapas e modalidades. A nova unidade de ensino dispõe de salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia

O local também conta com consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, além de banheiros feminino e masculino, entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequeninos espaços confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que esta é uma gestão que se preocupa e cuida das pessoas. Hoje, entregamos a primeira unidade do Programa “Creche Por Todo o Pará”, assegurando mais de 500 vagas para crianças em situação de vulnerabilidade. O momento é extremamente festivo e emocionante, pelo fato de sabermos que vamos atender neste lugar, meninos e meninas terão o ambiente adequado, e irá oportunizar aos pais e mães, trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão recebendo aprendizado, cuidado e educação de qualidade”, disse a titular da Seduc.

LOCALIZAÇÃO

Uma das características do CREI Orlando Bitar" é a sua localização estratégica, na avenida Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade permitirá aos pais e mães, que trabalham na região central da capital paraense, a oportunidade de ter um local seguro e acolhedor para seus filhos, enquanto seguem o expediente de trabalho.

A gestora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Andréia Libório, destacou o compromisso e a responsabilidade social do Governo do Estado, por meio da Seduc, com a educação pública paraense. “Este é um espaço que vai permitir o atendimento digno às inúmeras famílias que necessitam de vagas em creches na capital paraense. O momento é de muita alegria para todos que acreditam no poder transformador da educação, por ver que aqui, neste local, será um ambiente de referência para a educação infantil e que, com toda certeza, vem para somar e contribuir para a redução do déficit educacional”, afirmou. 

SERVIÇOS

O Centro de Referência de Educação Infantil Prof. Orlando Bitar é a 1ª creche estadual a dispor de consultório odontológico completo. Segundo a coordenadora do Programa “Saúde Bucal Por Todo o Pará”, Alessandra Amaral, diversas ações serão realizadas no local. “Além deste espaço de saúde, temos um escovódromo, local em que vamos realizar palestras educativas com as crianças, mães e os professores. Uma equipe especializada vai mostrar aos pequeninos a maneira correta para cuidar dos dentes, evitando cáries e outras doenças. Tenho certeza que vai ser um momento muito especial e um marco na história educacional do Pará”, enfatizou a dirigente.

Vale destacar que, além de oferecer o serviço essencial de educação à população, o Centro de Referência de Educação Infantil Prof. Orlando Bitar também servirá de local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

MATRÍCULAS

O processo de matrícula ocorrerá de maneira 100% presencial, a partir da próxima segunda-feira (11), e será acompanhado pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster). Pais, mães ou responsáveis vão passar por um processo de triagem, objetivando garantir o acesso às vagas para aqueles que mais precisam. O início das atividades no “CREI Orlando Bitar” estão previstas para o mês de maio.

Texto: Vinicius Leal (Ascom/Seduc)

Foto:  Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará