Governo do Pará entrega a estudantes Polo Metropolitano Pré-Enem

ENEM

03.08.2021

O governador Helder Barbalho entregou nesta segunda-feira (2) as instalações do Polo Metropolitano Pré-Enem, no bairro do Marco, em Belém. O novo espaço de aprendizagem será gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O chefe do Executivo estadual ressaltou que, na próxima segunda-feira (09), o espaço já estará em pleno funcionamento. “Esta é mais uma estratégia do Governo do Pará, que visa garantir o suporte adequado aos nossos alunos e que, em novembro, estarão disputando, através do Enem, o acesso ao ensino superior. Com esta unidade, nós iniciamos o primeiro serviço público do Estado para viabilizar, por meio dos ensinos e da orientação pedagógica deste espaço, o reforço e a competitividade necessária aos estudantes em todo o Estado”, frisou Helder Barbalho.  

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o projeto vai atender aos anseios da juventude, em especial dos alunos concluintes do ensino médio. “Aqui neste espaço eles terão todas as condições de atendimento para uma preparação mais específica, visando ás provas do Enem. Este é o momento em que o Estado reforça o quanto a educação é importante, porque o Governo do Pará está fazendo muito além do que é sua obrigação, e fará ainda muito mais”, garantiu a titular da Seduc.  

Público-alvo - Destinado para estudantes que residem em cinco municípios da Região Metropolitana (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará), o Polo terá aulas presenciais, com capacidade para atender até 06 mil candidatos. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, e em respeito aos protocolos de biossegurança, neste primeiro momento serão ofertadas 3.400 vagas.

O público-alvo do Polo Metropolitano Pré-Enem é formado por estudantes da rede pública que cursam a 3ª série do ensino médio em 2021, e por concluintes de anos anteriores. O espaço também vai oferecer cursos específicos direcionados ao Enem, como de redação, matemática, biologia, física e química.

O novo ambiente educacional tem nove salas de aula, laboratórios de informática, espaços para estudos e relaxamento. Os participantes terão aprendizagens preparatórias três vezes por semana, de segunda a sábado, em regime alternado. Haverá turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Já as atividades específicas terão duração de 4 horas, e vão ocorrer de segunda a sexta-feira.

Em parceria com o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), vinculado à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o Polo Metropolitano Pré-Enem será levado aos bairros atendidos pelo programa social. Os professores que atuam no projeto educacional vão sair ministrar aulas nas localidades de abrangência do TerPaz e nas futuras instalações das Usinas da Paz (UsiPaz).

Enem Pará Digital - Durante a cerimônia de entrega do Polo, o governador Helder Barbalho ressaltou que a plataforma digital Enem Pará, produzida pela Seduc em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), será oferecida no Polo Metropolitano Pré-Enem.

Autoridades presentes ao ato de entrega do Polo, mais um investimento do Estado na qualidade da educação pública

O projeto visa oportunizar, pela internet, o acesso de conteúdos preparatórios ao Enem, especialmente para alunos da rede pública estadual. Só em 2020, mais de 10 mil estudantes paraenses foram atendidos pela iniciativa. A previsão é que esta plataforma seja ampliada, por meio de futuras parcerias com prefeituras municipais.

"Aulões" - Em breve, o programa também vai promover “aulões” itinerantes em diversos municípios paraenses, no formato presencial, com a participação de professores especialistas nas áreas do conhecimento cobradas no Enem. A expectativa é que mais de 300 estudantes sejam beneficiados em cada ação.

Helder Barbalho considera ainda “fundamental que nós possamos mobilizar aqueles que mais precisam, com foco e olhar para os que não podem pagar um curso particular. Portanto, é importante que haja a sensibilidade de todos em compreender que nós estamos fazendo com que a democracia do acesso à educação seja realidade, para que independentemente da condição social, possamos dar a oportunidade dessas pessoas serem vitoriosas no Enem”.

Também participaram do ato de entrega do Polo a deputada federal Elcione Barbalho; a deputada estadual Nilse Pinheiro; o titular da Sectet, Carlos Maneschy, e representantes do Legislativo municipal.

Serviço: O Polo Metropolitano Pré-Enem fica localizado na Avenida João Paulo II, nº 1.867, entre as travessas Dr. Enéas Pinheiro e Pirajá, bairro do Marco, em Belém. Os candidatos interessados em participar do Polo devem preencher o cadastro de intenção, disponível em http://www.seduc.pa.gov.br/noticia/11258-polo-metropolitano-pre-enem--faca-a-sua-inscricao-aqui-