Pará
13.02.2023Nesta sexta-feira (10), o Secretário-Adjunto de Gestão de Pessoas Marcelo Ribeiro, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), participou da sexta reunião do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação (Gaepe). O evento discutiu sobre melhorias da educação pública paraense, especialmente na região do arquipélago do Marajó, com o projeto Fortalecimento da Educação dos Municípios do Pará, desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA).
“Nós temos um desafio educacional complexo na região do Marajó que por muito tempo não foi acompanhado como deveria. Hoje, apresentamos algumas das ações que devemos seguir quanto Secretaria. Nos próximos anos, vamos avançar, com o Secretário Rossieli, em investimentos pedagógicos, infraestrutura e em muitas outras demandas urgentes, sobretudo na garantia de que os alunos da rede estadual estejam onde devem estar: na escola. Para isso, nada faz mais sentido do que a Seduc trabalhar em conjunto com os municípios", disse o secretário-adjunto, Marcelo Ribeiro.
Dentre os temas debatidos estavam a realização da busca ativa, processo seletivo para escolha de gestores escolares, alfabetização e letramento dos estudantes, realização de concursos públicos, regularização de contratos temporários, entre outros.
Durante a reunião, a articuladora do selo UNICEF no Estado, Luciana Kellen, ressaltou que 124 municípios do Pará já alcançaram bons indicadores no processo de busca ativa escolar, que combate a evasão. Ela acredita que o apoio da Seduc tem sido fundamental nesse processo. “É esse fortalecimento do diálogo com as equipes técnicas que garante o alcance das matrículas e isso responde na volta dessas crianças, adolescentes e jovens para as escolas”, afirmou.
A reunião contou a presença de prefeitos e secretários de educação dos municípios do Marajó, representantes do TCM-PA, articuladores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Articule, demais Instituições participantes do Geap, do Secretário-Adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc Marcelo Ribeiro e da coordenadora do SOME na Seduc, Regina Celli.
Texto: Ligiane Alencar / Ascom Seduc
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc