Governo do Pará beneficia centenas de estudantes com entrega de escola no Estado

Pará

28.03.2022

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou à população da cidade de Bujaru, no nordeste paraense, a nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Mário de Miranda Vilas Boas, beneficiando cerca de mil alunos e toda a equipe pedagógica na instituição. O governador Helder Barbalho, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga e sua comitiva, visitou a unidade na manhã desta sexta-feira (25). 

“É uma satisfação poder entregar mais uma escola como essa, moderna, totalmente reconstruída e ampliada. Quantas pessoas, no meio de toda essa geração, passaram por aqui e hoje puderam ver o novo. Essa escola foi construída há muitas décadas e é a primeira grande reconstrução”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho.

É a 94ª unidade educacional entregue pelo governador, Helder Barbalho. Antes das ações de reconstrução, o espaço estava em péssimas condições. O cenário agora é outro.

Segundo a Seduc, a partir de agora, a comunidade escolar vai desfrutar de um ambiente totalmente reconstruído e ampliado, contendo: 12 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de informática, biblioteca, laboratório multidisciplinar, sala dos professores, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, banheiros feminino, masculino e banheiro para pessoa com deficiência (PCD), cozinha, despensa e quadra de esporte. O valor total de investimento foi de R$ 838.890,67. 

O governo do Pará segue com a sua política de valorização a educação paraense, entregando a escola de número 94°, totalmente reconstruída. São espaços modernos, que irão fazer toda a diferença da vida do estudante da linda cidade de Bujaru. Agradeço também ao time da Seduc que não mediu esforços para atentar a cada detalhe da estrutura”, pontuou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

A aluna da 3ª série do ensino médio, Shamaia Faro Mendes, conta que está realizando um sonho antigo, vendo a sua escola nova é equipada: “antes a gente sofria com o calor, pois os ventiladores não funcionavam. Isso tirava muito a nossa concentração. Já hoje, sem dúvidas, vamos ter uma educação melhor. Vamos ter um ambiente climatizado. Eu fiquei supresa com o laboratório de ciências. Eu quero seguir essa área, então pra mim é maravilhoso”, completou a estudante. 

A unidade está localizada na avenida Barão do Rio Branco, centro da cidade. A unidade é a maior do município e tem grande importância na educação local. Além das aulas, a escola também será ponto de encontro para a cultura popular. Em 2021, os estudantes da instituição conquistaram a mais alta nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre todas as escolas da região.

A Rosileia Guimarães, Gestora da 11ª Unidade Regional de Educação (URE), conta que o atual governo olha com atenção e respeito para a educação, fazendo muitos investimentos na região nordeste do Pará: “É sempre uma alegria quando chega a entrega de uma unidade como essa. Em todo o meu tempo de gestora, é a primeira vez que eu vejo um governador tão atuante. É daqui que saem os profissionais que trabalham na nossa região, movimentando a economia e gerando renda”, finalizou.

Por Governo do Pará (SECOM)

Foto: Marcelo Seabra (Ag. Pará)