Governo do Pará autoriza construção de mais creches no interior do Estado

Pará

24.05.2022

Para firmar o compromisso de zerar o déficit da educação infantil, o governador do Pará, Helder Barbalho, segue assinando ordens de serviço para construção imediata de creches através do programa “Creches por Todo o Pará”. No total, serão 150 unidades, que irão abrigar 200 crianças de zero a 5 anos cada. Nesta sexta-feira (20), à população do município de Santana do Araguaia recebeu com entusiamo a notícia que a cidade também será contemplada com a creche escola.

“Estou muito feliz em estar nesta cidade. Queria também festejar aqui os convênios que nós estamos assinando, como a ordem de serviço para a construção de uma creche do programa "Creches por todo o Pará", a prefeitura tem o terreno e o governo irá construir a creche e entregar pronta 200 vagas de creche para crianças de 0 a 5 anos”, disse o chefe do executivo estadual. 

Foto: Marco Santos / Ag.Pará

Para quem mora no município e precisa diretamente desse tipo de auxílio, recebe a informação muito agradecida. Sirley Rodrigues de Almeida, cuida dos três netos, com idade entre 3 e 7 anos. A dona de casa conta que já existe uma unidade municipal, mas que uma creche no padrão estadual trará ainda mais conforto e qualidade para as crianças. 

“Muito boa essa iniciativa, porque precisamos. Tava faltando uma nova creche, então vai ser muito bom e vai dar oportunidades para muitas mães. Muitas vezes não encontramos vagas, porque está cheio. Eu não teria condições de pagar por esse serviço nem muitas outras mães que não tem condições, como uma amiga minha que quando não tinha vaga para seu filho, eu cuidava dele. Mas agora, já está na creche e está estudando”, disse dona Sirley Rodrigues. 

Ainda nesta sexta-feira, em Santa Maria das Barreiras, município que também fica na região Sul do Pará, o Governador assinou ordem de serviço autorizando outras duas unidades, que serão instaladas em Santa Maria das Barreiras e floresta do araguaia. O Prefeito Adriano Salomão, de Santa Maria das Barreiras, enfatizou que é uma oportunidade única de beneficiar quem mais precisa. “Essa creche será uma obra de muita importância para os moradores de Casa de Tábua, para as mães que têm crianças entre seis meses e cinco anos, e que querem entrar no mercado de trabalho”, concluiu. 

O Programa “Creches Por Todo o Pará” funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A iniciativa vai garantir 30 mil novas vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Um investimento de mais de R$ 400 milhões do Tesouro estadual.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirma que é um momento celebrativo. "O Governo do Pará vem assinar hoje três ordens de serviço em três municípios muito importantes do Creches por todo o Pará. Esse grande projeto que é o maior projeto de proteção à infância paraense. Estamos hoje em Santana do Araguaia, em Santa Maria das Barreiras em Floresta do Araguaia levando as ordens de serviço para início de construção dessas unidades infantis que irão receber cada uma 200 crianças em tempo integral, de 0 a 5 anos, possibilitando que as suas mães possam trabalhar e deixar os seus filhos em segurança. Esse que é um grande projeto do governo do Pará que trabalha pela infância paraense”, disse. 

Assim que as unidades forem entregues pelo Governo do Estado, os gestores municipais vão assumir a supervisão das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação dos servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)