Governo do Maranhão compõe Comitê do Programa de Inovação Educação Conectada

Maranhão

22.01.2018

O Governo do Maranhão irá compor o Comitê do Programa de Inovação Educação Conectada, instituído pelo Decreto nº 9.204, de novembro de 2017, do governo federal, que visa apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

O programa também pretende conjugar esforços entre órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal, municípios, escolas, setor empresarial e sociedade civil para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, integrará o Comitê Consultivo do Programa de Inovação Educação Conectada, que funcionará sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC).

A indicação de Felipe Camarão ao colegiado foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e se dá pelo reconhecimento às ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com foco no protagonismo juvenil e melhoria da qualidade do acesso dos estudantes às ferramentas, plataformas e programas digitais.

Entre essas ferramentas está o aplicativo Minha EscolApp, no qual os estudantes podem acompanhar de perto informações sobre sua escola, tais como: recursos recebidos e situação da caixa escolar, corpo docente, informações sobre a gestão escolar, horários de aulas, notas, além de poder opiniar sobre a infraestrutura, pedagogia, merenda escolar, entre outros.

O Governo também conta com o Interativando, plataforma de busca que reúne milhares de conteúdos pedagógicos em formato digital, animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros tipos de recursos digitais, e que podem ser utilizados, gratuitamente, por professores, gestores e alunos. Um ambiente virtual que beneficia mais de 18.223 professores e, aproximadamente, 360 mil estudantes da rede pública estadual.

O Comitê

O Comitê Consultivo do Programa de Inovação Educação Conectada tem como principais atribuições: acompanhar e avaliar periodicamente a implementação das ações propostas no âmbito do programa, e propor melhorias em seu modelo de gestão; propor modificações ou ajustes nas ações do programa, a fim de direcionar esforços às escolas e às redes de educação básica que tenham mais dificuldade em assegurar as condições necessárias para o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica; e, ainda, propor parâmetros de velocidade de conexão para uso pedagógico nas escolas de educação básica.

Também farão parte do Comitê: três representantes do MEC; um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; um representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); um representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); um representante do Comitê Gestor da Internet (CGI); e dois representantes de entidades privadas e de organizações da sociedade civil com reconhecida atuação nas áreas de educação, tecnologia e inovação.