Governo do Amapá vai realizar 4° Festival de Bandas e Fanfarras na 52ª Expofeira

Amapá

29.09.2023

A tradição e a beleza das bandas marciais vão tomar conta da 52ª Expofeira. Na próxima sexta-feira, 6, o Governo do Estado realiza o 4° Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá no no palco da Rainha e Diversidade, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, a partir das 16h. 

Para participar, escolas da rede pública e privada dos 16 municípios podem se candidatar até sexta-feira, 29. As fanfarras devem contemplar pelo menos, 80% de músicos matriculados na rede de ensino escolar e 20% integrantes da comunidade. 

CONFIRA O EDITAL 

Para se inscrever, as bandas precisam informar nome completo, CPF, idade, número de inscrição na rede de ensino do Estado do Amapá, assinatura do responsável (diretor) e contato telefônico. As inscrições devem ser  pelo e-mail inscricaobandasefanfarras@secult.ap.gov.br. Os candidatos também devem baixar os formulários obrigatórios disponíveis no edital de seleção para encaminhar junto com a inscrição. 

O festival

A competição vai premiar as melhores bandas em três categorias técnicas: banda de percussão, fanfarra Simples e banda marcial. Todos os grupos terão de 15 a 20 minutos para fazer sua apresentação.

Na disputa, serão considerados os quesitos uniformidade e instrumental, alinhamento, cobertura, garbo, evolução e ritmo, e no aspecto musical serão avaliadas a desenvoltura dos sopros, conjunto, regência, adaptação, percussão, arranjo, adaptação ou transcrição, evoluções e coreografia da banda.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (Febfrap).

Festival de Bandas e Fanfarras

Na sua última edição realizada em frente à Casa do Artesão, o festival reuniu um público de mais de 2 mil pessoas para assistir as apresentações de 14 grupos das unidades de ensino da rede estadual e municipais. O evento é tradicionalmente aguardado pela população e sempre atrai a participação de estudantes com bandas vindas de Oiapoque, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Amapá.

A Expofeira voltou!

De volta após quase 10 anos, a 52ª edição da Expofeira do Amapá vai acontecer de 29 de setembro a 8 de outubro, em Macapá. A feira volta para o local que recebe a festa há mais de 50 anos: o Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul da capital.

Realizada pela última vez em 2015, a maior feira de negócios do estado volta acontecer como uma grande vitrine de produção e inovação do setor primário do Amapá, oportunidade de fazer negócios e reunir serviços voltados para o empreendedorismo, esporte e lazer.

A expectativa do Governo é receber 700 mil visitantes nas 10 noites de programação. No local, serão cerca de 800 stands mostrando o trabalho de diversos setores econômicos (comércio, indústria, serviços, agropecuária, cultura e startups), utilizando uma área de 330 mil metros quadrados.

O evento ainda contará com exposição e comercialização de animais de grande e pequeno porte, bem como compartilhamento de técnicas de manejo e reprodução assistida. Além de capacitação em diversos segmentos nos espaços de treinamento que funcionarão nos pavilhões de negócios, haverá apresentação de novas tecnologias para o setor produtivo, da colheita com máquinas à irrigação automática.