Governo do Estado vai garantir internet gratuita para estudantes da rede estadual

Pernambuco

05.08.2020

Um dos maiores desafios da educação durante a pandemia é garantir o acesso de todos os estudantes aos conteúdos produzidos para internet - desde ferramentas e materiais de apoio até a transmissão de aulas não presenciais. Pensando nisso, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, lança nesta quarta-feira (5) o CONECTA AÍ, programa que vai patrocinar os dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que ele possa acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, além de auxiliar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts. O programa começa a funcionar no dia 11 de agosto, data escolhida por ser o Dia do Estudante.

“Esse é mais um passo para fortalecer a educação em nosso Estado, valor fundamental do nosso governo, e assegurar o acesso à internet neste período tão desafiador para todos. A pandemia da Covid-19 impôs desafios na educação, tanto para a administração pública quanto para as famílias e, sobretudo, para os professores e estudantes. Enquanto tivermos que conviver com as restrições provocadas pelo novo coronavírus, o ensino remoto fará parte do processo de aprendizagem”, afirma o governador Paulo Câmara.

O programa CONECTA AÍ também vai beneficiar os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramenta virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE. Trata-se de um grande programa de formação continuada com foco no uso de novas tecnologias e desenvolvimento de competências.

Os estudantes e professores poderão acessar os conteúdos através de todas as operadores de telefonia que atuam em Pernambuco e os dados utilizados serão pagos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. A iniciativa representa um investimento de R$ 23 milhões para o ano letivo de 2020, que foi diretamente afetado pela pandemia da Covid-19, e vai beneficiar cerca de 500 mil estudantes e 30 mil professores da educação básica da rede pública estadual. Também serão beneficiados pela iniciativa cerca de cinco mil estudantes carentes da Universidade de Pernambuco (UPE).

“É importante registrar que o programa CONECTA AÍ será muito relevante neste período de suspensão das aulas nas escolas, mas também após a retomada das atividades presenciais. O uso do conteúdo digital será fundamental para a adoção de ensino híbrido, modelo no qual o estudante faz parte das atividades na escola e complementa o aprendizado com atividades não presenciais”, explica o secretário Fred Amancio.

Conteúdo disponível - A Secretaria de Educação e Esportes passou a ofertar aulas não presenciais através da plataforma Educa-PE, que foi ao ar no dia 6 de abril em quatro diferentes canais de TV aberta e na internet, pelo YouTube e Facebook. No dia 16 de abril foi lançado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao Currículo de Pernambuco e integrado ao Educa-PE. 

A iniciativa reúne ainda os materiais de apoio pedagógico e as videoaulas veiculadas em canais de TV aberta e internet através do YouTube e Facebook. A plataforma conta ainda com recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos. O AVA Educa-PE está disponível aqui e para acessá-lo o estudante utiliza a matrícula dele no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE). Também estão disponíveis as funcionalidades da ferramenta Google Classroom para todos os estudantes e professores.

Também foi lançado a iniciativa PE no ENEM com aulões preparatórios não presenciais todos os sábados pela manhã em parceria com professores de escolas particulares, com transmissão ao vivo pela internet e por TV aberta. O PE no ENEM está apoiando a preparação para o ENEM de estudantes de escolas públicas e privadas.

O órgão disponibilizou também em seu site oficial orientações de materiais complementares para estudantes e professores desenvolverem atividades e estudarem durante o período de isolamento. Sugestões de livros, filmes, materiais pedagógicos e atividades estão disponíveis na plataforma, que possibilita o estudo. Os conteúdos contemplam crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação Indígena e Travessia.