Governo do Estado reconstrói escola rural em Rio Branco

Acre

30.05.2022

“Uma obra que vai entrar para a história”. Dessa maneira, o diretor da escola rural São Pedro I, Marcos Antônio Belo de Oliveira, localizada no ramal da Piçarreira, na região do Benfica, na Vila Acre, define as intervenções de reconstrução do espaço que estão sendo realizadas pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

De acordo com o diretor, a obra tem previsão para ser entregue na primeira quinzena de Junho e ela sendo feita desde o alicerce, já que se tratava de uma escola que era de madeira. “Estamos esperando somente ligarem a alta tensão porque até a subestação para receber os condicionadores de ar já foi construída”, informa.

Dentro das intervenções de reconstrução da escola foram feitas oito salas de aula, construídos banheiros com acessibilidade, cozinha e refeitórios novos, biblioteca, além das salas de administração. “Para se ter uma ideia da dimensão do que está sendo essa obra, até análise de solo foi feita pelo governo”, explicou o professor Marcos.

Quando o ano letivo começar, serão 454 estudantes dos ensinos fundamental, anos inicias, fundamental anos finais e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que terão acesso a uma nova escola. “Isso porque a escola estava numa situação precária, por isso tivemos que refazer todo o prédio porque a madeira estava deteriorada”, disse.

Nesse momento, segundo ele, cerca de 98% da obra está concluída e se tratava de intervenções que a comunidade estava precisando. “É uma obra que está ficando padrão, só para se ter uma ideia, foi construída do zero porque a parte de madeira foi demolida e agora e escola está ficando muito bonita”, afirmou o gestor.

“Que a gente possa agora, a partir de meados do mês de junho, iniciar o ano letivo, que está atrasado, mas está valendo a pena porque os alunos irão receber uma escola nova, uma escola bonita, acessível, sem falar que também iremos ofertar o ensino também aos pais que frequentam a EJA à noite, já que trabalham durante o dia”, completou o diretor.

 

Mobiliário e transporte

 

Além de uma reconstrução, a escola São Pedro I recebeu nesta sexta-feira, 27, um mobiliário completamente novo. Carteiras, quadros e escrever, armários, cadeiras, tudo novo para uma escola completamente nova.

O diretor Marcos Antônio Belo também falou sobre a entrega do material. “Hoje temos o prazer de receber esse material novo, que estão sendo guardados numa sala para que possamos instalar assim que a obra for concluída e para que os alunos possa ter melhores condições de estudar”, disse.

Outra demanda importante que segundo ele está sendo atendida pelo governo do Estado é em relação ao transporte. Segundo ele, a escola atende cinco ramais da região, alguns no asfalto, outros no barro. “Sem dúvida, todos os alunos serão bem acolhidos, sobretudo em relação ao transporte escolar”, frisou.