Pernambuco
22.08.2025O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação (SEE), promoveu, nesta terça-feira (19), mais uma edição do Prêmio Escola Destaque, que faz parte do Programa Criança Alfabetizada. O evento reconheceu as 50 escolas públicas municipais que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). A solenidade foi realizada no Centro de Convenções, em Olinda, e reuniu representantes das unidades premiadas, prefeitos, secretários municipais de educação, bem como os articuladores regionais e municipais, para celebrar as conquistas obtidas.
“Não é sobre números, sobre a nota, mas sim sobre as vidas impactadas através de um processo longo e trabalhoso, extraordinário e apaixonante que é trabalhar em educação. Não há disputa de um município contra o outro, é a conquista de todos eles. Através do Juntos pela Educação, estamos avançando na entrega de ônibus, para dobrar mais do que 100% o valor do transporte escolar, na destinação de recursos para dar tênis aos alunos e também na construção de creches. Compramos mais mil ônibus escolares e vamos continuar nos dedicando à educação em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O Prêmio Escola Destaque tem como finalidade valorizar o desempenho das escolas e incentivar a melhoria contínua da qualidade do ensino. Além de reconhecer as unidades com os melhores resultados, a premiação também contempla a categoria “escolas apoiadas”, voltada para aquelas unidades que enfrentam maiores desafios na alfabetização, garantindo recursos financeiros para que possam desenvolver planos de ação estratégicos e fortalecer as aprendizagens dos estudantes.
“O reconhecimento é mais uma conquista dentro do regime de colaboração que temos com os municípios, com atenção especial à alfabetização na idade certa. O governo Raquel Lyra sempre prezou por essa meta, oferecendo transporte escolar, convênios e toda a condição necessária para que os municípios avancem. Além disso, apoiamos a formação de professores e gestores, garantindo infraestrutura e fortalecendo cada vez mais essa parceria. Esse esforço conjunto é o que permite alcançar bons índices e impulsionar o desenvolvimento da educação em Pernambuco”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
As escolas premiadas receberão R$ 80 mil em recursos, divididos em duas parcelas, para investimentos exclusivos em ações voltadas à melhoria dos resultados de alfabetização e letramento, conforme orientações da SEE. Já as escolas apoiadas receberão R$ 40 mil, também em duas parcelas, com o compromisso de desenvolver, em parceria com unidades premiadas, ações técnico-pedagógicas voltadas à elevação dos indicadores de aprendizagem.
“É sempre um prazer falar sobre a educação de Pernambuco, em especial da primeira infância. Esse prêmio é muito especial, porque acredito no município e nas políticas feitas no chão da escola, junto com professores, gestores e dirigentes. Esse modelo é pujante e estimula os municípios a entenderem onde precisam se fortalecer. A política de colaboração entre Estado e municípios está cada vez mais potente, e precisamos agradecer à sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que trouxe todos para esse momento. Viva a educação de Pernambuco, a primeira infância e todos os professores de educação infantil, que fazem esse trabalho acontecer”, disse a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.
Em 2024, o Programa Criança Alfabetizada seguiu desenvolvendo um trabalho que impactou diretamente na vida de aproximadamente 75 mil bebês e crianças atendidas em creches por todo o estado. As ações do programa impulsionam a aprendizagem voltada para a alfabetização de cerca de 650 mil crianças pernambucanas, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. No ano de 2024, Pernambuco registrou 60,8% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, apresentando crescimento em relação ao ano anterior e mantendo-se entre os destaques nacionais, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Uma das escolas premiadas foi a Escola Municipal Dom Moura, no município de Panelas. Representando a unidade de ensino no evento, Plínio Gregório falou da importância do momento. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho intenso, que realizamos durante todo o ano para alcançar as metas do Criança Alfabetizada. Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança termine o 2º ano sem estar alfabetizada, e isso só é possível com o empenho da equipe e o apoio da Secretaria de Educação”, completou.
Durante a programação, também foi lançado o Ciranda da Infância – Volume 1, um manual pedagógico elaborado de forma colaborativa por professores de todas as regiões de Pernambuco. O material será distribuído para as escolas municipais de educação infantil, com o objetivo de apoiar o trabalho dos educadores e fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças.
Critérios
De acordo com os critérios do Prêmio Escola Destaque, as unidades de ensino premiadas e apoiadas com recurso financeiro precisam ter, no momento da avaliação do Saepe, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Além disso, 90% precisam ter participado da avaliação. Para ser classificada entre as 50 melhores, as escolas também precisam ter média entre 8,5 e 10 no Saepe. Os recursos recebidos pelas escolas são transferidos em duas parcelas.
Sobre o Programa Criança Alfabetiza
O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem como objetivo garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O programa atende 183 municípios e Fernando de Noronha, impactando diretamente 1,28 milhão de crianças matriculadas em 8.490 escolas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além de promover a formação continuada de 26.845 professores ao longo de cinco anos.
Estruturado em seis eixos de atuação (Fortalecimento da Gestão, Formação de Gestores e Professores, Material Complementar, Avaliação dos Estudantes, Incentivo às Escolas e Engajamento dos Municípios), o programa busca fortalecer a aprendizagem, estimular boas práticas pedagógicas e contribuir para que todas as crianças pernambucanas tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.