Governo do Estado realiza encontro sobre Educação Profissional

Paraíba

18.03.2015

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), vai realizar um encontro para discutir os rumos da educação profissional na Paraíba. O evento está previsto para o próximo mês de março para os gestores escolares das unidades que oferecem educação profissional e contará com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan.  A iniciativa é resultado da agenda administrativa cumprida pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, esta semana em Brasília.

De acordo com Aléssio Trindade, o presidente do FNDE fará um relato de sua experiência na gestão da Educação Profissional no Estado do Ceará e dos projetos do FNDE para Educação Profissional em nível nacional.

Durante sua estada em Brasília, o secretário da Educação da Paraíba se reuniu com o novo presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar.  Em pauta, o alinhamento das ações no plano local com o plano nacional e o estabelecimento de uma agenda positiva para a rede estadual de educação da Paraíba.

O presidente do FNDE, Antônio Idilvan, ressaltou que o caminho da Educação Profissional deve passar pela interlocução da educação com o setor produtivo. “É preciso ter clareza da vocação econômica das localidades. Nossa proposta, de forma primordial, passa pelo monitoramento do arranjo produtivo local, das suas necessidades. A partir daí, criamos um modelo que apresenta um eixo curricular, especificação técnica e layout de laboratórios para viabilizar a oferta dos cursos demandados”.

Ainda no Ministério da Educação, o secretário Aléssio Trindade reuniu-se com os novos secretários de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Machado Feres, e da  Educação Básica (Seb), Manuel Palácios da Cunha e Melo. Na ocasião, ele recebeu a garantia de que a rede estadual poderá participar da pactuação, já neste ano de 2015, com o Governo Federal para a oferta de cursos à comunidade pelo Pronatec.

“Será mais uma oportunidade de qualificar jovens e trabalhadores, além de gerar emprego e renda. São duas secretarias relevantes, que tem um peso considerável dentro do nosso planejamento estratégico. Saímos muito confiantes da reunião na Setec”, destacou Aléssio Trindade.

Na SEB, os secretários discutiram a gestão de sistemas de avaliação e planos de incentivo para o desenvolvimento da educação básica. “Acredito muito em sistemas de incentivo baseado num plano de metas. A Escola deve assumir a meta, como foco, se envolver. Neste ponto, é importante um diálogo aberto e um monitoramento do alcance das metas”, disse Manuel Palácios.