Governo do Estado participa do dia de mobilização da Base Nacional Comum Curricular

Paraíba

02.12.2015

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), participa do Dia da Base, que será realizado em todo o País nesta quarta-feira (2), data em que as escolas do Brasil devem reforçar as discussões e contribuir com a proposta preliminar que está à disposição de consulta pública. A comunidade escolar e a sociedade em geral podem participar da mobilização. A programação do Dia da Base na Paraíba ocorrerá em todas as escolas e na rede estadual.

Até o próximo dia 15 de dezembro, as escolas das quatro redes do Estado, municipais, estaduais, federais e privadas, poderão enviar as primeiras contribuições. Porém, o portal da BNCC, basenacionalcomum.mec.gov.br (sem o www), continuará recebendo contribuições depois dessa data.

No Dia da Base, após o acolhimento, haverá uma exposição sobre a importância da BNCC (relato, exibição de vídeo institucional ou exposição em power point), divisão em Grupos de Trabalho (GTs), espaço para discussão coletiva e apresentação das propostas. Cada grupo deverá ter um mediador e um redator. Após as discussões, a Comissão Escolar deverá se reunir para consolidar as propostas e, em seguida, repassar para o responsável pela inserção das contribuições no portal do MEC.

Os grupos de trabalhos serão assim distribuídos: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), nas disciplinas de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Ensino Médio: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, além da família dos alunos e dos estudantes.

Na Paraíba, como estratégias de mobilização, foram formadas comissões nas Gerências Regionais de Educação, realizados seminários com educadores das quatro redes de ensino e um ciclo de debates na internet, por meio de hangouts, com especialistas orientando gestores, professores e outros profissionais das escolas paraibanas sobre o processo de consulta.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) ressalta a importância da participação de todos na construção do documento. O texto-base tem cerca de 300 páginas e foi escrito por mais de 100 especialistas, entre eles, dois paraibanos. A partir dele, serão inseridas as propostas sugeridas pelos diversos setores da sociedade.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, que é a coordenadora estadual de mobilização da BNCC, convida toda a comunidade escolar a participar do Dia da Base. “É necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, para debater e opinar sobre o documento proposto e poder inserir suas contribuições. O envolvimento de professores, alunos e gestores torna-se fundamental neste processo”, enfatizou Roziane.

A construção da BNCC conta com a colaboração, além da Secretaria de Estado da Educação (SEE), da União de Dirigente Municipais de Educação (Undime), do Fórum Estadual de Educação, da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Conselho Estadual de Educação (CEE), de instituições de ensino superior e da sociedade em geral.

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica, para que possa se desenvolver como pessoa e se preparar para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. A BNCC entra em vigor já em 2016.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-do-estado-participa-do-dia-de-mobilizacao-da-base-nacional-comum-curricular/