Governo do Estado organiza escolas para retorno de aulas presenciais

Roraima

08.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Diane Almeida/Secom

O Governo de Roraima, investindo na educação e obedecendo às exigências dos protocolos para a retomada das aulas presenciais, está equipando e preparando as escolas da rede estadual de ensino. 

Como forma de garantir a segurança sanitária das instituições de ensino foram adquiridos por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), 1.202 totens para álcool em gel. O investimento do Tesouro Estadual é na ordem de R$ 392 mil.

“Nosso trabalho na educação não parou, mesmo durante a pandemia de covid-19. Estamos empenhados em tornar o espaço escolar seguro para o retorno das aulas presenciais. Em nossa gestão estão sendo feitas diversas ações para que isso seja possível, entre elas, a aquisição de produtos de higiene essenciais para esse momento”, disse o governador Antonio Denarium.

Os totens são de dois modelos, um deles com altura de 1,62cm, com estrutura quadrada e capacidade para armazenar dois litros de álcool em gel, e foram adquiridas 554 unidades. O outro modelo possui 94cm de altura, estrutura tubular (redonda) e capacidade também para dois litros. Destes, são 648 unidades.

Após processo de tombamento, o material será distribuído para as escolas da rede estadual de ensino localizadas na Capital, interior e em comunidades indígenas.

Além dos totens, a Seed também já adquiriu outros produtos que serão utilizados na higienização das escolas da rede, como o álcool em gel, desinfetantes, detergentes, entre outros. Os recursos do Tesouro Estadual são na ordem de R$ 1,2 milhões.

“O cumprimento dos protocolos sanitários é fundamental nesse processo de retomada das aulas. O Governo do Estado preocupado com a garantia de um retorno seguro aos professores e estudantes tem demandado ações estratégicas compatíveis com as exigências legais em razão do contexto pandêmico”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

As aulas presenciais na rede estadual de ensino seguem suspensas conforme Decreto do Governo do Estado N° 29.241-E de 27 de agosto de 2020. A Seed aguarda o relatório da Vigilância Sanitária com o número de professores vacinados para formalizar um protocolo experimental de retorno gradual das aulas presenciais ainda este ano, como preparação para um retorno presencial total em 2022.