Governo do Piauí moderniza CAS para ampliar atendimento às Pessoas com Surdez e realizar Formação de Professores

Piaui

13.08.2024

Um novo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), no bairro Piçarra, Zona Sul de Teresina, foi entregue à população pelo Governador Rafael Fonteles, pelo Secretário da Educação, Washington Bandeira e pelo Secretário Para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, nesta segunda-feira (12). 

O espaço totalmente renovado recebeu reforma, ampliação, modernização e climatização, após um investimento superior a R$ 2 milhões. 

“Entregamos, junto com o Governador Rafael Fonteles, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). São R$ 2 milhões investidos para atender os estudantes e formar professores que atuam nas escolas por meio da gravação de videoaulas e produção de materiais”, afirmou o Secretário Washington Bandeira.

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), criado em 2006, atende mais de 600 Estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação. 

“A estrutura do CAS foi ampliada para o melhor atendimento dos alunos de Teresina e de outros municípios, além da formação de pais, professores, servidores e a produção de conteúdo didático para exportar para outras escolas. Estamos inaugurando hoje um equipamento importante que garante o direito básico de comunicar, aprender e desenvolver. Na Seduc, estamos chegando a mil profissionais que trabalham para garantir a universalidade da Educação Especial Inclusiva”, pontuou o Governador Rafael Fonteles. 

Os investimentos incluem salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de Salas Especiais para Psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para Núcleos de Convivência e de Apoio à Família. 

“Outros estados não possuem essa estrutura e isso mostra o compromisso do Governador Rafael em trabalhar pela inclusão das pessoas com deficiência. Agradeço também ao Secretário Washington Bandeira pela parceria que coloca a inclusão como prioridade da pasta. Os profissionais, alunos e as famílias que serão qualificadas no CAP terão as melhores condições de atendimento a partir deste presente para a instituição que completa 18 anos”, disse o Secretário da Seid, Mauro Eduardo. 

 Com surdez, Douglas Machado chegou ao Centro como estudante em 2006 para aprender Libras e, agora, segue formando outros Profissionais.

 “Sou ex-aluno do CAS. Hoje, assistindo as crianças, eu lembrei do meu início de estudos neste espaço. Aprendi Libras e outros cursos que me auxiliaram no Ensino Médio a ter perspectiva de futuro. Diante disso, escolhi ser professor e formar novos profissionais. Há 9 anos como Professor de Libras do CAS, me sinto feliz pelas pessoas que encontrei e por conseguir contribuir com a comunidade”, disse o Professor.

 REFERÊNCIA NACIONAL

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) é o único Centro no Brasil dedicado à produção de material em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O CAP conta com um estúdio onde tradutores e intérpretes captam fotos e vídeos para criar livros e apostilas acessíveis. 

A produção de material impresso em Libras envolve etapas, como pesquisa e planejamento, tradução e adaptação, produção visual, revisão e impressão e distribuição promovendo a inclusão e o acesso à informação. 

Em atividade há 18 anos, o Centro é uma referência na formação bilingue com cursos de: Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para Professores das Salas Multifuncionais). O Centro oferta ainda Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibular da UFPI (Letras – Libras). 

OUTROS INVESTIMENTOS 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado investimentos de estrutura, de formação de profissionais e no apoio aos estudantes das salas na área do Atendimento Educacional Especializado. “A Seduc segue investindo para favorecer o ambiente educacional inclusivo. São quatro centros em Teresina, todos sendo reformados, e mais seis serão construídos em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Luzilândia”, destacou o Secretário Washington Bandeira.