Governo do Estado lança Super Fácil Educação

Amapá

30.08.2019

A partir desta sexta-feira, 30, servidores da educação, estudantes e comunidade em geral passam a contar com um novo espaço para atendimento: o Super Fácil Educação, inaugurado nesta quinta-feira, 29, pelo Governo do Amapá.

Ao todo, 36 profissionais, aprovados em processo seletivo e capacitados pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), realizam o atendimento no Super Fácil Educação; o espaço, que funciona no Centro Administrativo da Secretaria de Estado de Educação (Seed), em Macapá, oferece mais de 50 serviços disponibilizados em 22 boxes. Há uma sala específica para acolhimento de servidores e estrutura integrada com a Gestão de Pessoas, o que permite mais efetividade em prazos.

Os profissionais da educação - professores, gestores, coordenadores, secretários e pedagogos - podem utilizar o espaço para resolver questões relacionadas a férias; gratificações; históricos de progressão funcional; estágio probatório, entre outros. Estudantes também podem procurar a unidade para, por exemplo, tratar sobre declaração de escolaridade, dependência, certificados e matrículas. O local conta com um box para Ouvidoria e Lei de Acesso à Informação (LAI) para toda a comunidade.

O investimento feito pelo Governo do Amapá foi de R$ 2 milhões, incluindo as obras de adaptação dos prédios que receberam o Super Fácil Educação, Protocolo Geral e Gestão de Pessoas, além de área de convivência, lanchonete, banheiros e aparelhamento (mobília e climatização e vigilância eletrônica).

Durante a inauguração, o governador Waldez Góes enfatizou que, ao inaugurar o Super Fácil Educação, o Estado também busca oferecer agilidade, transparência e humanização aos envolvidos no processo educacional. “Este é o ambiente ideal para atender o profissional da educação, o aluno e a comunidade que, através da Lei de Acesso à Informação, pode interagir conosco e sugerir como podemos melhorar”, afirmou Góes.

Ele lembrou que as demais unidades do Super Fácil no Estado devem contar com guichês específicos para a educação para facilitar, principalmente, o acesso da população do interior aos serviços; outro objetivo é, em breve, implantar um serviço semelhante voltado à área da saúde.

A gestora da Seed, Goreth Sousa, considerou o momento como um marco para a educação pública. “Queremos dar atenção especial às pessoas e, para isso, contamos com espaço físico agradável e adequado”, frisou a secretária.

Na oportunidade, também foram anunciadas a inauguração do Protocolo da Seed e a entrega de móveis e equipamentos a instituições de ensino do Estado, além de caminhões. O Super Fácil Educação funcionará das 8h às 18h, de forma ininterrupta.

O evento contou com apresentações musicais e artísticas feitas por estudantes da rede pública estadual; além de exposições e oferta de serviços.