Governo do Estado lança Programa Alfabetiza Mais Tocantins e investirá R$8 milhões para atender 78 mil estudantes da rede estadual

Tocantins

01.03.2024

Com o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas do Tocantins, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira, 28, em Palmas, o programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada. A meta é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios. O evento contou com representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), além de prefeitos e gestores municipais de educação de todas as regiões do Estado. 

Para implementar o programa, o Governo do Tocantins vai investir R$ 8 milhões em ações desenvolvidas por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que englobam estratégias como, formação continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.

Serão beneficiados 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e 1.300 professores do 5º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil - Pré Escola, serão atendidas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores. 

“No Tocantins, cerca de 50% dos nossos estudantes estão saindo do 2º ano sem estar alfabetizados. E isso é muito grave, porque a não alfabetização na idade certa gera uma tragédia em longo prazo. Com o Alfabetiza Mais Tocantins, as escolas de todos os municípios vão receber o suporte do Governo do Estado, num esforço conjunto para acabar com essa distorção idade-série e poder alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas do Tocantins na idade certa, promovendo uma verdadeira transformação na educação tocantinense”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada é uma das ações integradas do PROFE nos municípios, programa macro da rede estadual que busca elevar a qualidade da educação pública no Estado. “A alfabetização é a base de todo o processo de escolarização. Com o Alfabetiza mais, queremos que todas as escolas do Tocantins tenham um ensino de qualidade, na rede estadual e nas redes municipais, independente de condições político-partidárias. Somos um governo de convergência, de coalizão, e juntos vamos chegar a essa meta de ter 100% dos nossos estudantes alfabetizados da forma adequada e consequentemente teremos excelentes índices educacionais”, assegurou. 

Em seu discurso, a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, exaltou a iniciativa do Governo do Tocantins, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destacou que as falhas na alfabetização na idade certa reduzem drasticamente as oportunidades de escolarização das crianças. 

“Quando acontece o fracasso na alfabetização, cai para 30% a chance de perspectiva de sucesso na sequência da escolaridade e isso se arrasta por todas as áreas da vida dessas pessoas. Esse protagonismo do Tocantins, apoiado pelo governo Federal, é uma estratégia importantíssima para a transformação da educação do Tocantins. Temos aqui o Alfabetiza mais, essa cooperação horizontal entre Estado e municípios, cada um com sua autonomia, mas juntos buscando o mesmo objetivo de enfrentar os desafios baseados em dados reais, direcionando as ações de gestão, apoiando a execução das ações para melhorar os índices de desenvolvimento da educação”, enfatizou.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, que também prestigiou o evento de lançamento, ressaltou que o Tocantins tem se destacado. “Muitos estados estão avançando nesse objetivo de alfabetizar as crianças na idade adequada e atingir a meta nacional de alfabetizar todas as crianças até 2030. O Tocantins tem feito um excelente trabalho e toda essa mobilização que vemos aqui hoje reforça nossa impressão de que o Estado vai alcançar essa meta bem antes desse prazo”, pontuou.

Municípios

Para a secretária municipal de educação de Piraquê, Santana Guides, o Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, “mostra o compromisso do Governo do Tocantins com a Educação de todo o Estado e traz uma proposta excelente para erradicar o analfabetismo nos anos iniciais. Estamos confiantes de que esse programa vai melhorar significativamente a qualidade do ensino nos municípios”.

Na avaliação do secretário de Educação de Ananás, Acleilton Costa, ao investir para erradicar o analfabetismo nos anos iniciais, a iniciativa converge para o desenvolvimento integral dos estudantes. “O programa veio para ajudar as redes municipais e dar condições de essas crianças se desenvolverem adequadamente. Acreditamos que, com esse suporte em capacitação, material de apoio e com todas as propostas do compromisso firmado, teremos êxito na alfabetização das nossas crianças, abrindo para elas as portas de um futuro promissor”, afirmou. 

O prefeito de Talismã, Diogo Borges, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) avaliou o lançamento do programa como “um dia histórico no Tocantins, em que firmamos esse compromisso de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Temos um governo municipalista que está perto da população tocantinense. Esse projeto marca um novo tempo no Tocantins e nós, gestores municipais, estamos compromissados em superar essa realidade, construindo uma política educacional com qualidade e equidade para todos os municípios”. 

Resultados do Saeto

Também nesta quarta-feira, a Seduc divulgou o resultado das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Tocantins (Saeto) 2023, que foi aplicada nas escolas municipais de todo o Estado, com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados podem ser acessados na edição nº 6520 do Diário Oficial.

O Saeto tem a finalidade de constituir indicadores e diagnósticos que subsidiem a implementação de políticas públicas voltadas à qualidade educacional dispensada à comunidade estudantil das redes estadual e municipal de ensino.

Os resultados do Saeto compõem os critérios que os municípios precisam cumprir para receber os recursos do ICMS Educacional. Dos 10% elegíveis, o eixo Aprendizagem, avaliado por meio do Saeto, representa 2,5% e se destaca como o quesito de maior peso na composição do Índice Educacional (IEduc) do município.

Além da publicação do resultado do Saeto 2023 , a Seduc disponibilizou aos gestores municipais a Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação do Tocantins, que apresenta um panorama completo dos resultados do Saeto, possibilitando acesso a uma série de recursos e ferramentas que favorecem o planejamento de ações pedagógicas e ações efetivas com foco no sucesso da aprendizagem.

 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Liliane de Oliveira