Rio de Janeiro
14.02.2025Alunos da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, agora contam com o primeiro colégio estadual da região, o Dom Eugênio de Araújo Sales, que antes funcionava em outro endereço de forma compartilhada e somente no turno da noite. Agora, a unidade ocupa o novíssimo imóvel com capacidade para receber cerca de 2 mil alunos do Ensino Médio, em três turnos, localizado no coração do bairro. A estrutura foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (11/02), em cerimônia que contou com a presença da secretária Roberta Barreto, além de uma orquestra formada por moradores da Cidade de Deus, que junto com alunos e servidores, comemoraram o início das atividades.
— Foi somente no governo Cláudio Castro que conseguimos acabar as obras e possibilitar a mudança de endereço para uma infraestrutura de mais qualidade. Essa comunidade lutou muito por essa escola e temos orgulho de entregar esse equipamento público. Este prédio pode ser um portal de transformação. Estamos acelerando o ensino e corrigindo anos de distorção. Agradeço o apoio do governador e também dos professores que trabalham nesta unidade — afirmou a secretária Roberta.
Novidades para 2025
Neste ano que se inicia, a Secretaria de Educação vai lançar diversas ações e ferramentas que vão melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede estadual. Uma delas é o projeto Enem RJ, uma plataforma gratuita voltada para estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas.
— Estou chegando agora na escola e, no Ensino Médio, é tudo muito novo, mas amei a escola e tenho certeza de que vou conseguir aprender bastante e ter um desempenho maravilhoso. Essa recepção está sendo linda e cativante — comentou Laryssa Tainá, de 14 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Barão de Tefé.
Outra iniciativa é o “Segunda Chance”, uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/série. A iniciativa permitirá que os aprovados prossigam com seus estudos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro. Além disso, será implementado o “Diário de Classe On-line”, que, por meio da tecnologia, ajudará os professores na apuração diária da frequência escolar, bem como monitorar o histórico escolar do aluno com notas e demais apontamentos. Durante este ano letivo, também serão realizados treinamentos com as escolas para implementação da nova resolução de frequência e utilização dos recursos deste diário.
— Desde o final de 2024, que a gente vem planejando esse ano letivo, e agora chegou a hora de colocarmos tudo em prática. Professores preparados, diretores já formados e treinados. A expectativa é alta, esse ano temos a Prova Brasil, o Saeb, e as avaliações de sempre, como o Enem. Contamos agora com algumas plataformas novas para ajudar os alunos. Trabalhamos muito e esperamos que os resultados deste ano sejam cada vez melhores — ressaltou o diretor pedagógico Cleber Nascimento, da Regional Metropolitana IV.
No período das férias escolares, os trabalhos nas escolas não param. Para melhorar a infraestrutura e oferecer mais conforto para os estudantes e profissionais da rede estadual de ensino, o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Educação, realizou reformas e reparos em 118 unidades de 38 municípios durante o recesso.
— Estamos muito empolgados e não tem como ser diferente. A equipe está integrada e com o objetivo é levar nossos alunos a boas colocações nas avaliações deste ano, valorizando a diversidade que encontramos aqui, contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e democrática — destacou Erivelto Reis, que desde 2014 leciona a área de linguagens no Ciep 156 Dr. Albert Sabin.
A Secretaria de Estado de Educação vem trabalhando para que todos tenham muito sucesso para alcançarem seus projetos de vida, possibilitando aos alunos e profissionais da educação um ambiente confortável, a fim de garantir o acesso e a permanência dos estudantes dentro da sala de aula.
— Assim, mais um ano letivo se inicia. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todas as crianças e jovens. A escola é o portal da transformação. Devemos alcançar esse objetivo com o reforço no regime de colaboração entre todos. A gente sabe que será uma longa jornada, mas esse é o legado que queremos deixar – conclui a secretária.
Foto: Ellan Lustosa