Governo do Estado entrega Escola Barbosa de Alencar revitalizada

Roraima

16.07.2020

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

A comunidade da Vila São José, no município de Cantá, recebe nesta quinta-feira, 16, a Escola Estadual Barbosa de Alencar de cara nova. O Governo do Estado de Roraima realizou a revitalização geral da unidade de ensino. A escola foi criada em 2005 e nos últimos 15 anos ficou sem receber qualquer tipo de manutenção.

Realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a revitalização contemplou a reparação do forro, construção do padrão de energia, manutenção do telhado e das instalações elétricas com substituição de lâmpadas, manutenção da parte hidráulica e sanitária dos banheiros, colocação de piso na copa e pintura geral, além da troca de portas e janelas.

Quando as aulas presenciais retornarem, os alunos vão estudar em um ambiente climatizado. A Seed instalou centrais de ar condicionado nas quatro salas de aula e em mais dois ambientes administrativos. Os equipamentos foram adquiridos por gestões anteriores, mas nunca haviam sido instalados. Além disso, a escola foi contemplada com novos mobiliários. Foram entregues120 carteiras escolares , oito cadeiras para professor e quatro kits de refeitório, cada kit com uma mesa e seis cadeiras.

“Com muito esforço, o Governo do Estado está trabalhando e reconstruindo a educação. Mesmo no período de pandemia, as ações continuam e agora mais uma escola está sendo entregue completamente revitalizada. Isso demonstra o respeito e o compromisso do Governo com a população”, destacou a secretária de Educação e Desporto,  Leila Perussolo.

A Escola Estadual Barbosa de Alencar atende a 188 estudantes no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). No ano passado, a Escola Estadual Antônio Augusto Martins, localizada na região da Confiança, também recebeu revitalização completa na estrutura física. A unidade de ensino atende a 170 estudantes no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mais obras

Por meio da articulação do Governo do Estado de Roraima junto à bancada federal, o município de Cantá será contemplado com mais obras de reforma, construção e ampliação de prédios escolares. Com emendas do senador Telmário Mota no total de R$ 638.443,03, será construída quadra coberta com vestiário na Escola Estadual José Aureliano da Costa, localizada na sede do município.

A Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita, na Vila Serra Grande II, também deverá ser reformada com emendas do deputado federal Haroldo Campos. O valor do empenho ainda está para ser liberado. Já a deputada federal Joênia Wapichana, destinou recursos de emendas no valor de R$ 2.248.800,00 para reforma e ampliação de quatro escolas indígenas: Alcides Solon (comunidade Barro Vermelho), Ednilson Lima Cavalcante (comunidade Taba Lascada), Sinezando Diniz (comunidade Malacacheta) e Tuxaua Luiz Cadete (comunidade Canauani).