Amazonas
03.11.2022Duas novas unidades de ensino 100% revitalizadas e um laboratório de robótica foram entregues pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, na calha do Alto Solimões, nesta quinta-feira (20/10). Agora, Tabatinga e Benjamin Constant passam a compor a lista de localidades beneficiadas com o pacote de revitalizações de escolas estaduais e com as ações do Fazer para Aprender, projeto do programa Educa+Amazonas.
Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), a Escola Estadual (EE) Marechal Rondon foi entregue totalmente revitalizada para a comunidade escolar. Já no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros da capital), os estudantes da EE Raymundo Cunha já desfrutam dos benefícios de uma estrutura renovada que contribui para o crescimento dos discentes.
Além disso, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Aristélio Sabino, também em Benjamin Constant, recebeu o 45º Espaço Maker entregue pelo Governo do Estado. O espaço conta com estrutura na qual os estudantes terão acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.
A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, afirma que o Governo do Amazonas prioriza a educação pois entende que um ambiente saudável contribui para o crescimento da educação do estado.
“Através do Ideb, conseguimos perceber o quanto crescemos. Mesmo quando estivemos impedidos pela pandemia, o nosso governador, os nossos educadores, gestores e toda a comunidade escolar batalharam para que a educação permanecesse como um ponto central da vida dos nossos estudantes, o que resultou no crescimento do nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nos mostrou que o Amazonas está no caminho certo”, destacou a secretária.
A gestora Meirene Seabra, da EE Marechal Rondon, em Tabatinga, agradeceu o carinho e atenção recebidos pela Secretaria de Educação.
“A nossa escola está em festa, estamos muito felizes por termos recebido a revitalização da nossa estrutura, que sem dúvida vai contribuir para que diariamente a gente possa ter uma educação de qualidade, de olho no futuro dos nossos alunos tabatinguenses”, salientou a gestora.
Laboratório de Robótica
O Ceti Aristélio Sabino, em Benjamin Constant, foi o 45º a receber o Espaço Maker, do Fazer para Aprender. O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.
A estudante Franciele Gomes destacou a importância do laboratório para ela e os colegas. “Estou muito ansiosa para aproveitar essa oportunidade que foi dada para a nossa escola. Sem dúvida, o espaço vem para contribuir ainda mais para o nosso aprendizado e para a nossa vida”, finalizou a aluna.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM