Amapá
20.07.2023Nesta quarta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou o Termo de Cooperação que firma adesão ao programa Parceiro Digital, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).
A iniciativa permite o compartilhamento de internet sem fio dos estabelecimentos e instituições parceiras com pessoas que necessitam utilizar os serviços da Justiça e estejam sem acesso próprio. Com isso, essas pessoas podem participar de audiências e de outros atos judiciais.
"A partir de agora, o Governo do Estado também passa a ser um parceiro digital do Tribunal de Justiça do Amapá. Isso vai proporcionar acessibilidade aos usuários da Justiça onde o acesso é difícil. Então, onde tiver uma escola, seja numa comunidade ribeirinha, indígena, ou quilombola que tiver internet lá, a população vai poder utilizar os serviços do Tjap de forma virtual, sem precisar vir para Macapá”, destacou o governador Clécio.
A ação inicia a partir do mês de agosto pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), quando todas as escolas estarão informadas e orientadas sobre como proceder para que as pessoas tenham acesso aos serviços que o Tribunal de Justiça oferece.
"Temos 384 escolas na rede e vamos levar este programa principalmente para as comunidades distantes e que apresentam dificuldade para acessar a Internet. Assim, Justiça e Educação garantem os direitos básicos e fundamentais de cada cidadão amapaense", afirmou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Adão Carvalho, destacou a importância de ter o Governo como parceiro digital. "Inicialmente estabelecemos parceria com espaços de vendas e comércio, mas queremos alcançar os 16 municípios. Acreditamos que o Governo, por meio da sua rede de ensino, pode ser um fator determinante para o nosso objetivo", ressaltou Carvalho.