Governo do Estado e MEC assinam termo para mais seis escolas técnicas

Paraíba

09.05.2016

O governador Ricardo Coutinho e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Gastão Vieira, assinam nesta terça-feira (10), às 10h, o Termo de Compromisso para a construção de seis novas Escolas Cidadãs Técnicas no Estado. A solenidade ocorrerá na Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, durante realização do 1º Encontro das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. As seis novas escolas técnicas serão construídas nos municípios de Campina Grande, Guarabira, Patos, Itaporanga, Sousa e Serra Branca.

O encontro reunirá gestores, professores e alunos das oito escolas da rede estadual onde foi instituída a modalidade de ensino. A programação do evento consta de visita à sala de aula da disciplina eletiva chamada De Pernas para o Ar, que utiliza a Robótica; visita à sala de aula da disciplina eletiva chamada Um passeio pelo mundo do desporto adaptado, que trabalha a inclusão e o relato de experiência de transformação de vida do aluno protagonista Hudson Tawan Pavosqui da Silva a partir de seu ingresso à ETE de João Pessoa.

As Escolas Cidadãs Integrais estão localizadas do Litoral ao Sertão, nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Itabaiana, Campina Grande e Itaporanga, onde estão matriculados mais de 1.529 estudantes em tempo integral. Nesse modelo de escola, implantado em 2016, a equipe de profissionais com formação específica e contínua e as práticas pedagógicas incentivam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos estudantes, pois além das matérias da Base Nacional Comum (Português, Matemática, etc.) os alunos têm aulas de Orientação de Estudo, Preparação para o Pós-Ensino Médio, Avaliação Semanal, disciplinas eletivas e práticas de laboratório.

As oito Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas são uma rede de unidades de ensino com foco no projeto de vida do estudante. Nessa nova metodologia, o estudante é estimulado a ser o protagonista de sua própria história, um agente transformador da realidade onde está inserido. Os professores, gestores e coordenadores dessas unidades de ensino passaram por formação, para oferecer um desenho curricular diferenciado, com metodologias específicas, apresentando aos estudantes a possibilidade de ser o que eles quiserem ser.

O currículo das Escolas Cidadãs Integrais é composto por: Componentes curriculares da Base Nacional Comum; Parte diversificada do currículo com atividades de Projeto de Vida; Orientação de Estudos e Avaliação Semanal; Atividades Obrigatórias e Eletivas de Complementação Curricular. Essas escolas têm jornada diária de 9h30min, cinco dias por semana, iniciando às 7h30 e concluindo às 17h.

A proposta de escola integral se subdivide em três modelos, que se diferenciam apenas na matriz curricular e na proposta de gestão, são elas: As Escolas Cidadãs Integrais Acadêmicas, as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e as Escolas Cidadãs Integradas.

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