Governo de Roraima contratará profissionais intérpretes de Libras para atender escolas estaduais

Roraima

09.02.2022

Foi divulgado na última quinta-feira, 03, no DOE (Diário Oficial do Estado) o edital do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Profissional Tradutor/Intérprete Libras (Língua Brasileira de Sinais). O objetivo é atender escolas da rede estadual de ensino na zona urbana e rural, além de formação de Cadastro de Reserva.

Estão sendo ofertadas 50 vagas, sendo 36 para capital e 14 para o interior. Do total de vagas, 10% são direcionadas para PcD (Pessoa com Deficiência). Os profissionais contratados terão uma carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.200 reais. As informações completas estão no edital Nº 11/2022, e pode ser consultado no site www.imprensaoficial.rr.gov.br.

 “Dentro da política da educação inclusiva, estamos promovendo mais um processo seletivo para a contratação de Intérprete de Libras, profissionais essenciais nas escolas que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes púbico alvo da educação especial”, destacou o governador Antonio Denarium.

A rede estadual de ensino atende 1.692 estudantes na educação especial, que são aqueles que apresentam deficiências diversas. Destes, 66 apresentam deficiência auditiva e outros 35 possuem surdez.

Os profissionais Intérprete de Libras auxiliarão esses estudantes em sala de aula. Entre suas atribuições estão: fazer tradução e interpretação de Libras/Português e Português/Libras nas aulas e atividades das disciplinas curriculares, intermediar comunicação entre surdos e ouvintes, prestar serviço de tradução e interpretação em seminários, palestras e outros eventos escolares.

Inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, das 8h às 13h30, no CAS (Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez), localizado na Av. Jaime Brasil, nº 493 – Centro, (no prédio da antiga Escola Princesa Isabel).

No ato da inscrição, os candidatos deverão portar os documentos pessoais exigidos no edital, cópia e original, como CPF, comprovante de residência atualizado e Certificados que atestem seus conhecimentos na Linguagem de Sinais.

“O processo seletivo será dividido em duas etapas, a primeira será uma Avaliação de Títulos, já a segunda constará de Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, com tempo de duração máxima de 20 (vinte) minutos. Os detalhes estão disponíveis no edital”, explicou Rosalete Saldanha, presidente da Comissão de processos seletivos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).  

Cronograma

Segundo o cronograma, a relação preliminar dos inscritos será divulgada no dia 16 de fevereiro e a relação final, no dia 22 do mesmo mês. O resultado preliminar das provas práticas sairá no dia 16 de março e o resultado final, juntamente com a convocação dos classificados, será publicado no dia 22 do mesmo mês. Já o período de assinatura de contrato e lotação, ocorrerá no dia 24 de março.

Por: Gabriel Cavalcante

Fotografia: Ascom/Seed/Roraima