Amapá
23.11.2022O Governo do Amapá realiza neste sábado, 26, o III Festival de Bandas e Fanfarras do Estado. O evento inicia às 16h, em frente à Casa do Artesão, em Macapá, e será aberto ao público em geral. É a primeira vez que a apresentação acontece após a pandemia.
Serão 15 bandas de 6 municípios concorrendo ao 1º lugar das 3 categorias disputadas, que são: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Marcial. Haverá também premiação de melhor maestro e melhor grupo de balizas. Cada banda terá de 15 a 20 minutos para fazer sua apresentação.
Os grupos inscritos no festival representam seis municípios do Estado. Macapá tem o maior número de representantes, com seis bandas: Fanfarra G.D Lina Rosa, Banda Marcial Lima Neto, Banda Marcial Esther Virgolino, Banda de Percussão Carmo Viana dos Anjos, Banda Marcial Colégio Amapaense e Banda Nilton Balieiro Machado.
O município de Oiapoque é representado por quatro concorrentes: Estrela do Norte (North Star), Fanfarra Caetanense, Fanfarra Nabuquense e Fanfarra Ducaxias.
Serra do Navio é representada por duas bandas, a Fan S7 e a Fanfarra Municipal Serrana.
Os municípios de Amapá, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari têm um representante cada. Banda de Percussão Maria do Céu, Banda Musical João Maria Dias de Moraes e Banda de Fanfarra Maria de Nazaré Rodrigues, respectivamente.
O coordenador do Festival, Ryan Muller, espera um evento cheio de novidades e determinação.
“As Bandas estão bem ensaiadas e mais ousadas, vimos isso durante o Desfile Cívico Estudantil, sei que vai ser uma tarde de muita novidade. Quero muito saber quem vai levar a terceira edição do nosso Festival”, disse Ryan.
Festival de Bandas e Fanfarras do Estado do Amapá
O Festival existe desde 2018 e é voltado para escolas estaduais e municipais que tenham Bandas e ou Fanfarras na instituição. O objetivo é estimular a criação de bandas marciais; promover o intercâmbio entre os integrantes para aprimorar métodos e técnicas; desenvolver vocações e aptidões; e incentivar a musicalidade, a participação comunitária, o respeito e o civismo.
Para a realização do Festival há uma cooperação entre Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Cultura (Secult), Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Estadual de Cultura.
Por: Bárbara Ribeiro