Governo do Amapá realiza capacitação em primeiros-socorros para novos servidores da educação

Amapá

21.01.2025

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 21, a capacitação em primeiros socorros para 154 cuidadores escolares, com o objetivo de assegurar a segurança e o bem-estar de alunos da rede estadual de ensino. A disciplina está contemplada no curso de formação dos 485 novos servidores, empossados em dezembro do ano passado.

A capacitação contempla a preparação para situações comuns a crianças e adolescentes, principalmente aqueles com necessidades especiais, visando auxiliar o atendimento de urgência e emergência durante desmaios, crises psicológicas, acidentes com traumas ou ferimentos, sufocamento, engasgo, e outros.

"Muitos profissionais que atuam nas escolas ainda não estão capacitados para fazer esse tipo de atendimento, e o básico salva-vidas. Saber o básico já auxilia a equipe de saúde, nos dá um tempo maior para chegar ao local da ocorrência e fazer os demais procedimentos necessários", afirma a enfermeira do SAMU no Amapá, Darniele Gomes.

A enfermeira Darniele Gomes durante demonstração para os novos servidores da educação do Amapá.
Foto: Luan Macedo/Seed-AP

 

A nova servidora do Governo do Amapá, Natalia Rodrigues, está se preparando para atuar como cuidadora em uma das escolas públicas da rede estadual. Segundo ela, a preparação prévia para lidar com variadas situações dá maior segurança para ingressar no novo cargo.

“A gente atua diretamente com as crianças dentro e fora da sala de aula. Então, eu vejo a importância da capacitação para nossa profissão porque nós somos apoio para, somos facilitadores para aprendizagem e também para outras necessidades”, diz Natalia.

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seed), Escola de Administração Pública (EAP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá. O curso será realizado até a sexta-feira, 24, no auditório da Escola Estadual Tiradentes.

"Existem inúmeras situações que podem acontecer, e esse profissional estando devidamente preparado para lidar com urgência, emergência, sabendo o que fazer, ele vai fazer toda a diferença, para garantir, além da qualidade do ensino, a saúde e segurança do nosso aluno", explica o coordenador do curso de formação dos novos servidores, Jair Borges.

Por Joyce Batista