Governo do Amapá promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas

Amapá

20.08.2021

Por: Fernando Carneiro

Buscando proporcionar um momento de aprendizagem e acolhimento aos pais e responsáveis dos estudantes com deficiências intelectuais e múltiplas, o Governo do Amapá, através do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seed), promove na próxima terça-feira, 24, a palestra intitulada “A importância da família: vivências na escola inclusiva”.

Na oportunidade, a especialista em neuropsicologia e psicóloga do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (Cerndr), Nelcirema Pureza, será a responsável por conduzir o evento, que além de palestra, contará com uma roda de debates.

Segundo o Censo 2020, a rede estadual de educação pública do Amapá atende 2.971 estudantes com deficiência intelectual e mais 378 com deficiências múltiplas, que são atendidos através do Centro Raimundo Nonato.

O evento será de forma presencial no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, das 9h às 11h, e contará com a quantidade máxima de setenta participantes. Todos deverão estar obrigatoriamente de máscara e passarão por aferimento de temperatura, além da aplicação de álcool em gel logo na entrada do espaço e distanciamento social de 1,5 metro entre cada participante.

Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltiplas.

Conforme previsto na Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, ficou instituído que de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deveria ser comemorada, visando o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.