Amapá
09.02.2024Com ações promovidas pelo Governo do Amapá, profissionais da educação foram capacitados para utilizar o novo sistema de gestão escolar na quinta-feira, 8, em Macapá. A oficina reuniu mais de 270 secretários e auxiliares escolares no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O novo sistema de gestão foi trocado pela primeira vez após nove anos. A ação é promovida em preparação para a volta às aulas de 2024, e faz parte do Congresso de Educação em Rede: unindo os quatro cantos do Amapá, iniciado na última terça-feira, 6, em Macapá. O encontro segue até a sexta-feira, 9, com aulas para servidores de Macapá e Santana.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI
De acordo com a secretária adjunta de Apoio à Gestão da Seed, Francisca Oliveira, o novo sistema vem para facilitar as ações administrativas das escolas, como o cadastro de turmas, matrículas e organização dos estudantes.
"Foi feita a pré-matrícula dos estudantes e agora é o momento de organizar as turmas dentro das escolas. Por isso, essa formação é importante para auxiliar os secretários nestes processos administrativos. O novo sistema vai facilitar as ações dentro da unidade de ensino", pontua a secretária.
Um dos servidores que participaram da capacitação foi Jorge Wlisses, de 46 anos, secretário da Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, localizada em Macapá. O profissional conta que a mudança de sistema é bem-vinda.
"O treinamento é muito importante porque estamos aprendendo a usar um sistema novo, com várias ferramentas. Esperamos que, com ele, tenhamos melhores resultados. A expectativa pra esse ano é muito boa. Nossa escola está se preparando para receber uma quantidade maior de alunos, e os treinamentos estão vindo para somar com esses preparativos”, explica o secretário escolar.
Congresso de Educação em Rede
O "Congresso de Educação em Rede: unindo os quatro cantos do Amapá" é a grande programação de volta às aulas promovida pelo Governo do Amapá, e envolve capacitações para todos os servidores da educação.
A programação começou no dia 6 de fevereiro, com representantes de todos os municípios do estado, e segue em agenda até 1º de março. Nas próximas semanas, será a vez dos pedagogos e professores participarem de oficinas com assuntos diversos.