Governo do Amapá prepara alunos da rede estadual para avaliação nacional do ensino brasileiro

Amapá

12.10.2023

O Governo do Amapá está preparando os estudantes da rede estadual de ensino para as provas do Sistema de Avaliação de Ensino Brasileiro (Saeb). As escolas estão desenvolvendo atividades direcionadas definidas por diretores, pedagogos e alunos, envolvendo toda a comunidade escolar, para garantir o sucesso nas provas que acontecem no período de 23 de outubro a 10 de novembro.

O Saeb é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade do ensino no Brasil, abrangendo estudantes da educação básica. Os testes ocorrem a cada dois anos, para alunos do 2º, 5º e 9º ano, além da 3ª série do ensino médio.

Para garantir o melhor desempenho nas provas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as escolas desenvolvem um cronograma abrangente de atividades que inclui: oficinas, orientações para professores, diretores, alunos, pais e responsáveis.

Na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, em Macapá, 576 alunos do 3º ano vão fazer a avaliação no dia 24 de outubro. Eles estão sendo preparados através de palestras e oficinas onde são apresentadas questões de provas anteriores. O objetivo da atividade, segundo o diretor adjunto da instituição, Isackson Nathan, é habituar o aluno à prova.

"Aqui na escola estamos nos organizando desde que sabemos que a prova seria aplicada. Estamos trabalhando com os professores de língua portuguesa e matemática e chamando todos os alunos das 15 turmas que farão a prova, para atividades. A vinda deles para fazer a avaliação depende muito da nossa organização e eles realizando uma boa prova, os resultados do nosso Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], pode melhorar", avaliou.

Ideb

As avaliações realizadas têm como finalidade de definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é divulgado a cada dois anos. Esse índice é calculado ao combinar o desempenho dos estudantes no Saeb com os dados de frequência e fluxo escolar obtidos no Censo Escolar. Através do Ideb, são fornecidos valiosos indicativos sobre a qualidade do ensino nas escolas em todo o país.

Esses dados são essenciais para o desenvolvimento de políticas educacionais eficazes e para aprimorar a qualidade do ensino. Além disso, o desempenho dos alunos na prova pode influenciar diretamente a distribuição de recursos e investimentos na educação.