Governo do Amapá premia os alunos vencedores do IV Concurso de Redação Fiscal

Amapá

09.12.2021

Senso crítico e originalidade foram os principais critérios utilizados pelo Governo do Amapá para selecionar os três melhores trabalhos estudantis inscritos no IV Concurso de Redação Fiscal. Na terça-feira, 7, os alunos vencedores do certame foram premiados em uma cerimônia realizada no auditório do Sebrae, em Macapá.

A proposta do concurso é levar para dentro das escolas a discussão sobre educação fiscal, como a função social de tributos e importância do fisco. Ao todo, 15 instituições de ensino da rede estadual participaram da disputa.

Entre as escolas estaduais participantes, a Rivanda Nazaré da Silva Guimarães, localizada no bairro Novo Horizonte, ficou em 1º lugar, seguida pela Prof.ª Esther Da Silva Virgolino, que fica no bairro São Lázaro, e em o 3º ficou a tradicional Prof.º Gabriel de Almeida Café, situada no Centro.

Vencedora com a melhor redação, a estudante da 3ª séria do Ensino Médio, Ana Sheila Vidal, de 18 anos, revelou que não tinha conhecimento sobre a importância da educação fiscal para a sociedade, até participar do concurso.

“Quando comecei a pesquisa sobre o tema fui percebendo o quanto muitos de nós não tem conhecimento sobre o nosso pleno exercício da cidadania. Eu fico muito feliz em poder participar de projetos como esses que nos incentivam a ter voz ativa na sociedade”, disse a jovem.

O concurso foi coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), com o apoio da Secretaria da Educação (Seed), Receita Federal e Sindicato dos Auditores e Fiscais da Receita Estadual (Sindifisco). As premiações foram aparelhos celulares de última geração, para colabora nas pesquisas e leitura, e certificados de participação.

De acordo com a coordenadora do certame, Simei Natércia Lima, a inciativa acontece desde 2016, com o intuito disseminar a educação fiscal dentro das escolas e conscientizar os jovens e sociedade em geral.

“Quando os jovens tem a ciência que pagar tributos é recebe-los de volta através de benefícios, ele entende a importância do exercício da ética em na vida pessoal, profissional, escolar e política, e que é um direito cobrar dos representantes os gastos e investimentos de recursos públicos”, destacou.

Protagonismo estudantil

Em 2018, o Governo do Estado implantou na Seed um setor de atendimento ao estudante, que atua dentro das escolas estaduais através do projeto – gerenciamento de protagonismo estudantil, que é coordenado por alunos egressos e monitores do Programa Amapá Jovem.

O intuito é estimular os alunos a participarem de concursos de redação, programas nacionais de educação e entre outras ações que fomentam a voz ativa e a importância do protagonismo estudantil.

“Desde a implantação do projeto percebemos que o interesse do nosso estudante em participar dessas ações, e concursos aumentou. Hoje eles estão muito mais engajados e tem desenvolvido um senso crítico a respeito de diversos temas da sociedade”, finalizou o coordenador de Apoio ao Estudante da Seed, Oberdam Amoras.