Amapá
09.11.2023O Governo do Amapá organiza a entrega de 83 mil livros didáticos para 167 escolas rurais de Macapá e Santana. Os materiais são adquiridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e consistem em livros didáticos e literários, com conteúdos que vão da educação infantil até o ensino médio.
As obras, que incluem livros em braile para o ensino especial, são organizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e foram escolhidas pelas instituições, de acordo com as necessidades de cada turma.
Dentre as 167 escolas contempladas, 64 unidades estão localizadas em aldeias indígenas, onde só é possível chegar por aeronaves ou embarcações. Esse transporte é realizado por técnicos da Seed periodicamente para garantir que todos os estudantes tenham materiais didáticos de qualidade.
A triagem e a distribuição dos materiais são realizadas pelo Núcleo do Programa do Livro Didático da Seed. Para Andreia de Nazaré, gerente do núcleo, o programa é uma das ferramentas poderosas para auxiliar no trabalho dos professores em sala de aula.
"O PNLD é de suma importância para que nossos estudantes tenham um apoio na sua aprendizagem, com materiais concretos para usar em sala de aula. Principalmente as escolas mais distantes, que não têm tanto acesso a outros recursos informatizados”, ressalta Andreia.
Os materiais entregues já serão usados no início do ano letivo de 2024. Além dos livros do PNLD, as escolas de ensino fundamental I também recebem obras do Programa Criança Alfabetizada (PCA), que são escritas e produzidas por profissionais do Amapá.
O investimento na compra das obras é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são entregues ao Governo do Estado, que distribui entre as escolas rurais de Macapá e Santana. Os demais municípios recebem os livros diretamente das secretarias municipais de Educação.
Programa Nacional do Livro e do Material Didático
O programa é coordenado pelo Ministério da Educação e, todos os anos, repassa às redes estaduais os livros didáticos necessários para a continuidade das aulas em todas as escolas públicas do país.
No Amapá, o Governo do Estado é responsável pelo levantamento da demanda de cada unidade, a triagem dos materiais e o transporte até as escolas rurais de Macapá e Santana. Já as escolas dos outros municípios recebem os livros diretamente pelos Correios.