Governo do Amapá oferta 60 vagas para curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais

Amapá

01.03.2024

O Governo do Estado oferta, a partir da segunda-feira, 4, 60 vagas para novos alunos do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nível I. A capacitação é voltada para a comunidade ouvinte e ocorrerá no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), com aulas previstas para iniciar em 11 de março, no período da manhã e tarde. 

As inscrições ocorrem de forma presencial até quinta-feira, 7, de 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30, no CAS, que fica localizado na Avenida Cora de Carvalho, 2657, bairro Santa Rita, em Macapá. Para realizar a inscrição é necessária cópia e original do RG, CPF, comprovante de endereço, fotos 3x4 e classificador transparente com elástico.

As aulas serão ministradas por professores surdos e ouvintes com foco em ensinar conceitos básicos da comunicação em Libras, tais como: alfabeto, apresentação pessoal e cumprimentos. Segundo o cronograma da Secretaria de Estado da Educação (Seed), as aulas estão previstas para ocorrer no período até 28 de março.

Centro

No estado, o CAS é referência no atendimento e capacitação de deficientes auditivos. O centro oferta a formação do ensino da Libras do 1° ao 6° nível. Além da capacitação aos professores e estudantes da rede estadual, a unidade educacional também oferta, eventualmente, serviços para o público externo.

A formação é supervisionada nas escolas pelas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que disponibiliza professores especializados para auxiliar a comunidade escolar e que avaliam o retorno do serviço relatado pelos alunos.

Atualmente, o trabalho atende cerca de 30 estudantes, de 4 e 52 anos, nos turnos manhã e tarde sob direção de seis professores, entre eles, alguns são surdos, o que facilita o acesso dos atendidos.