Programa Criança Alfabetizada
27.04.2021Por Valdeí Balieiro
O Governo do Amapá, em parceira com os 16 municípios, realiza a primeira formação continuada de 2021 para professores alfabetizadores das redes estadual e municipal. O ciclo formativo acontece de 22 a 30 de abril, e atende mais de 1.300 docentes que lecionam para crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental de 461 escolas.
A formação faz parte do programa Criança Alfabetizada e busca melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de todas os alunos do primeiro ciclo de alfabetização. Os encontros acontecem de forma on-line, obedecendo as normas de enfrentamento à covid-19.
De acordo com a coordenação do programa, essas formações possibilitam que os professores conheçam as habilidades essenciais do Currículo Prioritário Amapaense e discutam sobre estratégias para implementá-las, considerando o ensino remoto e o processo de alfabetização e letramento.
A gerente do fortalecimento da aprendizagem do programa, Simone Tolosa, detalha a iniciativa.
“O programa oferece cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implementação de propostas didáticas de alfabetização por meio de um tripé fundamental: formação continuada de professores alfabetizadores, distribuição de materiais didáticos regionalizados e monitoramento da avaliação”, informa Tolosa.
Ainda segundo a coordenação, essas formações atingirão de forma direta mais de 25 mil estudantes das redes estadual e municipal para alfabetizar todas as crianças na idade certa.