Governo do Amapá lança plano de incentivo à Educação de Jovens e Adultos em 38 escolas estaduais

Amapá

19.03.2024

A educação transforma vidas e é com essa garantia que o Governo do Amapá lançou o programa "Vem pra EJA: Reescreva sua história!", que vai incentivar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 38 escolas de Macapá. O pacote de ações prevê o combate à violência e a promoção da cidadania na escola, com o objetivo de tornar o ensino noturno mais atrativo para este público.

O programa integra a nova Política Estadual de Educação de Jovens e Adultos, do Plano de Governo da gestão do governador Clécio Luís, que inclui o fortalecimento e a ampliação das medidas de combate ao analfabetismo funcional e redução do analfabetismo absoluto no Estado.

O "Vem pra EJA" é executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) em parceria com diversas instituições como a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, o Ministério Público do Amapá e outras organizações comunitárias. 

O pacote de ações inclui medidas como a busca ativa de alunos faltosos, o patrulhamento policial no entorno da instituição de ensino e o reforço na alimentação e saúde dos estudantes.

A Escola Estadual Irineu da Gama, localizada na Zona Sul da capital, será a primeira contemplada pela iniciativa, onde mais de 100 alunos frequentam aulas da modalidade. A EJA permite que os jovens e adultos que não terminaram as aulas no período regular, consigam concluir os estudos no período da noite.

Fabiana da Silva, de 15 anos, é uma das alunas da Escola Irineu da Gama, e conta que graças a EJA, está conseguindo concluir o ensino fundamental a tempo de iniciar o ensino médio regular, em 2025.

"Queremos uma escola calma para poder estudar. Acho muito positivo, assim a gente se sente mais seguro. A minha mãe sempre quis que a gente estudasse, então estou aqui pra dar orgulho a ela e também para ser exemplo para a minha filha no futuro", conta a estudante.

A diretora da Escola Irineu da Gama, Quedna Gomes, de 42 anos, explica que o plano atende a reivindicações antigas da comunidade. Agora, ela espera que o programa provoque a melhora nos índices de evasão da unidade, e que seja expandido para todas as outras escolas com turmas de jovens e adultos.

“A Seed acatou o nosso pedido e acionou outras instituições para que o ambiente da escola seja novamente sinônimo de segurança. A nossa expectativa é que esse apoio traga os alunos de volta”, explica a diretora.

A expectativa é que as demais escolas com turmas da EJA em Macapá, sejam contempladas pelo projeto gradativamente. A próxima a receber o programa é a Escola Estadual Benigna Moreira, localizada no bairro Congós.

De acordo com a secretária de Políticas Educacionais da Seed, Antônia Andrade, a iniciativa busca evitar a evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, que muitas vezes abandonam os estudos por conta dos desafios do turno da noite.

“Temos um alto índice de adultos ainda analfabetos no Brasil, principalmente nesse momento pós-pandemia em que muitas pessoas não voltaram para a escola. O espaço escolar é extremamente necessário para toda a comunidade. Não só os alunos, mas os vizinhos, líderes comunitários e a família precisam se envolver”, pontuou a secretária.