Governo do Amapá disponibiliza kits de higiene em escolas estaduais para promover a dignidade menstrual

Amapá

06.03.2024

O Governo do Amapá disponibiliza kits de higiene e absorventes nas unidades de ensino da rede estadual que aderem ao ‘Programa Escola Melhor’. A iniciativa busca promover a dignidade menstrual e o bem-estar das estudantes do nível fundamental e médio, com foco em atender meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em fevereiro, o investimento do Governo do Estado na iniciativa ultrapassou R$200 mil, para todas as escolas da rede estadual. A iniciativa busca atender às necessidades de higiene e de saúde das alunas durante o período da menstruação, evitando a evasão escolar por motivos da pobreza menstrual, além de utilizar a escola como um espaço de promoção de direitos das mulheres.

A estudante Juliana Fonseca, de 18 anos, conta que, durante o ensino fundamental, precisou sair da aula por ter menstruado e não ter acesso imediato a um absorvente. Hoje, ela estuda na Escola Estadual Mário Quirino, uma das unidades que oferecem o benefício às alunas.“Foi constrangedor, porque eu estava com a roupa suja e fui mandada para casa. Vendo a iniciativa que está tendo agora, eu percebo que isso é uma melhoria, e ajuda muito as meninas a não passarem por situações como essas”, relata Juliana.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Mário Quirino, Gizele de Nazaré, a recepção das alunas à iniciativa foi extremamente positiva. Na unidade, além dos absorventes, são entregues sabonetes, shampoos, pastas de dente e escovas às adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. 

“As alunas falam que foram salvas, porque, às vezes, a menstruação acontece sem a gente esperar, dentro da sala de aula. A escola recebe o recurso e, com ele, conseguimos adquirir os kits completos, que estão disponíveis em todos os banheiros femininos da escola”, reforçou a diretora.