Governo do Amapá capacita professores sobre o combate e prevenção do tabagismo no ambiente escolar

Amapá

01.06.2023

Como parte das ações de saúde nas escolas, o Governo do Amapá promoveu na terça, 30, e nesta quarta-feira, 31, uma oficina sobre prevenção e enfrentamento do tabagismo no ambiente escolar, destacando seus fatores de riscos e o desenvolvimento de doenças como o câncer.   

A ação, que marcou o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente no dia 31 de maio, e faz parte do Programa Saber Saúde, uma estratégia do Ministério da Saúde para prevenir o uso do fumo entre crianças e adolescentes. foi coordenada em conjunto pelas Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Dois professores de 10 escolas da rede estadual, que foram selecionadas entre as 27 instituições de ensino que integram o programa, participaram da capacitação, que ocorreu no auditório da Escola Estadual Jesus de Nazaré.

Durante os dois dias os docentes participaram ativamente de palestras e rodas de conversa, juntos com alguns alunos, com o objetivo de orientar sobre as estratégias que podem ser adotadas para combater o fumo e seu consumo dentro do ambiente escolar.

O professor Augusto Souza, representante da Escola Maria Ivone de Menezes, que trabalha o tema com seus alunos há cinco anos, destacou o aprendizado sobre novas formas de abordagens para combater o tabagismo. 

“Temos que buscar estar atualizado sempre porque o uso de drogas, como o fumo, entre crianças e adolescentes é preocupante. Com a conscientização dos riscos que traz a nossa saúde eu já consegui tirar alunos desse vício”, contou Augusto. 

Hiomeidy Valente, gerente da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Caed) da Seed, acredita que o momento contribuiu para uma construção de novas estratégias que envolvam várias disciplinas e outros agentes do estado. 

"Criar formas lúdicas de trabalhar com as crianças sobre o tabagismo é a melhor forma de conscientizá-los. Por isso a importância de reunir profissionais de saúde e educação nessa mesma direção”, disse a gerente.

As escolas selecionadas:

E. Estadual de Educação Popular Paulo Freire
E. E. Maria Ivone de Menezes;
E. E. Castro Alves;
E. E. Jesus de Nazaré;
E. E. Antônio Ferreira Lima Neto
E. E. Brasil Novo
E. E. Lucimar Amoras Del Castillo
E. E. Professora Helenize Walmira dos Santos
E. E. Nilton Balieiro Machado
E. E. Mário Quirino da Silva
Dia Mundial sem Tabaco
Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Tabagismo
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle.

A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19. 

Vida sem fumo
Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, veja a seguir:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
(Fonte: Instituto Nacional de Câncer - INCA)