Governo do Amapá capacita mais de 100 profissionais da educação sobre boas práticas escolares

Amapá

16.10.2023

O Governo do Amapá promoveu uma noite de capacitações em boas práticas escolares para mais de 100 profissionais da educação, na sexta-feira, 13, no município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. Participaram do evento na Escola Estadual Joaquim Nabuco, diretores, professores, pedagogos e auxiliares.

O governador Clécio Luís acompanhou a programação e aproveitou a ocasião para reforçar a importância do empenho de todos no avanço dos índices educacionais em todo o estado.

"Só neste ano, já investimos 29% do orçamento total do estado na educação. Isso representa nosso compromisso total com nossa comunidade escolar, que começa muito antes da sala de aula. Vamos fazer muitos investimentos aqui no Oiapoque, em todas as áreas, e a educação é uma delas", pontuou o governador.

Ao todo, foram promovidas quatro palestras para os profissionais do Oiapoque, com temas que abordaram avaliações nacionais, a segurança alimentar, técnicas de conservação do patrimônio escolar e boas práticas de secretaria escolar.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, ressaltou a importância de mobilizar a comunidade escolar de todos os municípios, do porteiro ao professor, para avançar na reconstrução do ensino.

"Hoje, o Governo tem o compromisso de melhorar a educação do nosso estado. Precisamos recuperar o Amapá dos baixos índices educacionais e virar a chave do analfabetismo. Com o empenho de todos, vamos torná-lo referência", frisou Sandra.

Cassiano Pantoja, de 29 anos, é professor da Escola Estadual Duque de Caxias, e conheceu o processo de mobilização dos estudantes para realizar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que permite o diagnóstico da qualidade da educação oferecida aos estudantes.

"É um evento importante, que nos ajuda a sair da sala de aula, onde o aluno não consegue absorver tudo, e coloca o assunto de forma inovadora. É muito importante ter essa proximidade com a Seed e com o governador. Como nosso município é bem afastado, eles vindo aqui é um incentivo para que a gente consiga desenvolver melhor nossas atividades", conta o professor.

Além das capacitações, os profissionais assistiram a palestra do professor Luiz Paulino da Silva, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Na ocasião, os educandos debateram a função social da escola.

A delegação do Governo do Amapá no município de Oiapoque segue até este domingo, 15. Além da capacitação para profissionais da educação, a programação inclui a 5ª Corrida França-Brasil e encontros com agricultores.