Governo do Amapá capacita educadores de escolas públicas para aplicação das provas da Avaliação da Educação Básica

Amapá

28.09.2023

Com o objetivo de melhorar os índices educacionais do Amapá, o Governo do Estado deu continuidade, nesta terça-feira, 26, à programação do ciclo de formação de equipes técnicas das escolas da rede estadual de ensino, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed) em Macapá.

O objetivo do encontro é preparar os educadores para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece no período de 23 de outubro a 10 de novembro. 

O projeto: "Bora fazer o Saeb, mano!", coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), consiste em organizar, mobilizar e engajar os profissionais das escolas para alcançar o objetivo de 100% de presença e participação dos alunos na prova Saeb 2023. Para isso, foi implantado um cronograma de ações que começou em agosto. 

Na primeira etapa, a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento e Normatização de Políticas Educacionais da Seed, percorreu as escolas dos municípios do estado levando informação sobre os indicadores do Saeb, assessoramento pedagógico, planejamento estratégico e o papel do pedagogo na escola. 

Neste segundo ciclo, que encerra na quinta-feira 28, as ações estão voltadas para a avaliação, com foco na recomposição da aprendizagem com o objetivo de reduzir a reprovação dos estudantes, como explicou o coordenador de Políticas Educacionais, Cleiberton Souza. 

“A gente quer potencializar o pedagogo para que ele possa no dia a dia de planejamento, levar e reforçar as informações para os professores para que consequentemente o estudante tenha a garantia do direito aprender”, explicou o coordenador. 

Para a pedagoga Laura Correia, da Escola Estadual Maria dos Santos Cordeiro Fernandes, do bairro Jardim Felicidade, Zona Norte da capital, o ciclo formativo é importante para reforçar as políticas educacionais e o trabalho pedagógico na escola, que reflete diretamente no aproveitamento do aluno em sala de aula. “Com certeza esse ano teremos um aproveitamento superior aos outros anos”, garantiu.

Ciclo formativo

O ciclo formativo é parte de um conjunto de ações que busca o melhor desempenho dos alunos na prova Saeb. O encontro, que segue nesta quarta-feira, será das 9h às 11h. Na quinta-feira, 28, além do período das 9h às 11h, seguirá a tarde das 14h às 17h. O próximo ciclo acontece nos dias 2 e 20 de outubro, diretamente com os professores.  

Saeb

Aplicado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontece a cada dois anos e é uma prova em larga escala que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. 

Dessa forma, permite aos Governo Federal, estaduais e municipais, um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes. 

O público alvo da avaliação são alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do médio. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).