Amapá
27.03.2025O Governo do Amapá iniciou na quarta-feira, 26, o cadastramento de crianças e adolescentes em idade escolar das 512 famílias que moram no Residencial Vila dos Oliveiras, no bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá. O objetivo é identificar o quantitativo do público e as demandas educacionais do local para definir o funcionamento da escola situada dentro do conjunto habitacional.
O levantamento segue até a próxima sexta-feira, 28, com a coleta de dados pessoais dos estudantes e de seus responsáveis. O trabalho está sendo realizado por equipes das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Habitação (Sehab), no Centro Comunitário do Residencial, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h.
“O cadastramento prévio, que antecede o período de matrículas, é um passo importante para o planejamento e organização das necessidades para atendimento dos estudantes, não somente de uma escola, mas de toda área onde ela está situada, para garantia do direito prioritário que é o acesso à educação pública e, posteriormente, a qualidade dos serviços a serem oferecidos como forma de manter a permanência do aluno e o sucesso em sua trajetória escolar”, explica o coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Cleiberton Souza.
Posteriormente a copilação dos dados, haverá uma reunião junto aos moradores para que seja tomada a decisão de qual etapa de ensino a unidade irá atender. A expectativa é que o espaço passe a receber cerca de 250 alunos já a partir do mês de abril, como um anexo de uma escola existente, até conquistar sua autonomia, prevista para 2026.
Coordenadora do Plantão Social da Sehab, Irismar Oliveira
Foto: Evandro Vilhena/Seed
“É importante para as famílias com filhos em idade escolar, que serão beneficiadas com o funcionamento desse espaço que temos aqui. E isso servirá para que nós, enquanto Governo, tenhamos a visão do quantitativo de crianças que podem estar até mesmo fora da escola, porque a inauguração do conjunto trouxe uma demanda nova para a região”, afirma a coordenadora do Plantão Social da Sehab, Irismar Oliveira.
Para a moradora, Kátia Silva, de 41 anos, que possui dois filhos em idade escolar, a iniciativa demonstra um olhar de sensibilidade às necessidades dos moradores que residem há 10 meses no local. Segundo ela, muitas famílias precisam percorrer longas distâncias para garantir o ensino de suas crianças e adolescentes.
“Para gente, vai facilitar muito. Só nós sabemos o sacrifício que é atravessar para o bairro Araxá cedo da manhã e depois perto do meio-dia, porque quando não é sol, é chuva. Então, é algo muito importante e a gente agradece ao Governo do Estado por estar trazendo melhorias para nós”, contou Kátia.
Kátia Silva, de 41 anos, foi uma das moradores que gostou da iniciativa e já realizou o cadastro escolar dos filhos
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Famílias residentes do Conjunto Vila das Oliveiras podem cadastrar crianças e adolescentes em idade escolar até sexta-feira, 28
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Por Joyce Batista