Educação Financeira
06.07.2021Por Fernando Carneiro
Buscando incentivar a prática de educação financeira desde a infância, o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), aderiu ao programa Aprender Valor. A iniciativa aborda a educação financeira de forma integrada às disciplinas obrigatórias da grade curricular das escolas públicas do Ensino Fundamental, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa é uma iniciativa do Banco Central do Brasil em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), entre outros parceiros.
Para que chegue até às salas de aula, as escolas precisam aderir ao programa, depois, professores, gestores e técnicos serão capacitados através de formação específica, onde aperfeiçoarão seus conhecimentos sobre a metodologia de trabalho com projetos e sobre como implementar o tratamento de temas contemporâneos transversais – no caso, a Educação Financeira e a Educação para o Consumo.
Para a coordenadora do programa no Amapá - Dina Melo, tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social.
“Tendo em vista os impactos na vida individual e coletiva causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais, faz-se necessário levar o tema para dentro das salas de aula”, pontuou a coordenadora.
Como aderir e o passo a passo
Com a adesão do Governo do Estado, as escolas passam a ter acesso a ferramenta, desde que também adiram a iniciativa até o dia 31 de julho.