Governo destaca importância do Braille em evento para a comunidade escolar

Roraima

11.04.2022

Em 8 de abril é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille, método que permite a escrita e leitura de pessoas com pouca ou nenhuma visão a partir de um conjunto de sinais em alto relevo. Para homenagear essa data, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, está realizando uma semana com atividades de sensibilização para alunos e comunidade em geral, com encerramento no dia 8.

A programação está ocorrendo no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento as  Pessoas com Deficiência Visual, localizado na Av. Santos Dumont, 439 - São Pedro. O objetivo é celebrar a existência desse importante recurso de inclusão, o Sistema Braille, data instituída pela Lei Federal 12.266/2010, como também estimular o debate acerca dos direitos dos deficientes visuais.

Para a professora Elizabete De Morais, a programação foi pensada para atender a todos que tenham interesse em aprender Braile. “Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão especial que possibilita inclusão, inserção, liberdade e autonomia para os deficientes visuais. Convidamos a toda a população e principalmente alunos das escolas para participarem desse dia cheio aprendizado”, disse.

O BRAILLE

São 63 combinações que fazem parte do sistema e facilitam a alfabetização e profissionalização dos cidadãos cegos, que no Brasil representam uma parcela superior a 1,5 milhão de habitantes, de acordo com estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia baseada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O dia foi escolhido para homenagear José Álvares de Azevedo, nascido em 8 de abril de 1834. Ele era cego, foi o primeiro professor cego brasileiro, o responsável por trazer ao Brasil o sistema criado pelo francês Louis Braille por volta de 1824. 

Ele também, foi o idealizador do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, inaugurado em 17 de setembro de 1854, atual Instituto Benjamin Constant (IBC).

 

PROGRAMAÇÃO

A programação segue até sexta-feira, dia 8, a partir das 8h, com atividades como leitura e reflexão sobre o dia Nacional do Sistema Braille, confecção de mural, produção e leitura de texto em Braille, exposição de materiais: máquina Perkins, punção, livros em braile na Biblioteca do CAP-DV/RR e depoimento de estudante e usuários sobre a importância do braille.

Haverá exibição de filme contando a História do Braille, gincana interativa com perguntas e jogos adaptados e apresentação musical.

Por: Júlia Rocha

Fotografia: SECOM/RR