Governo de Alagoas desobriga uso de máscaras nas escolas estaduais

Alagoas

24.05.2022

O uso de máscaras não é mais obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino em Alagoas. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (23) em portaria publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) disponível no endereço www.imprensaoficial.al.gov.br.

A medida é consequência do avanço da vacinação contra a COVID-19 no estado. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atestam que, em Alagoas, até o dia 19 de maio, 72,6% da população elegível para a imunização (a partir dos cinco anos de idade) estava com o esquema de vacinação completo (as três doses).

“Todos os servidores da Educação estão completamente vacinados e fizemos uma campanha incansável pela vacinação dos nossos estudantes, seja disponibilizando ônibus para levar nossos alunos para os pontos de imunização ou estimulando a vacinação por meio do Cartão Escola 10. Não podemos esquecer ainda que adequamos a estrutura física de nossas escolas para garantir a segurança de toda a comunidade e seguimos rígidos protocolos sanitários. Agora, com o número de óbitos praticamente zerado em nosso estado, damos esse novo passo rumo à normalidade. Mas sem esquecer que o mesmo poderá ser revisto caso assim seja recomendado pelas autoridades de saúde”, explica a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

COVID-19 em Alagoas

Segundo dados da Sesau, 5,8 milhões de doses da vacina contra o COVID-19 foram aplicadas em Alagoas até o dia 19 de maio. Isso significa 67,14% da população total e 72,6% da população elegível para a vacina (a partir dos cinco anos de idade) imunizada com as três doses.

Na faixa etária de 12 a 17 anos – grupo predominantemente atendido pelas escolas da rede estadual -, o número de pessoas completamente imunizadas é 229.026. Se adicionarmos a este quantitativo a faixa etária de 18 a 19 anos, esse número sobe para 313.971. Esses dados podem ser conferidos no site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.