Governo de Sergipe continua com distribuição de mais de 1.278 toneladas de merenda escolar

merenda escolar

23.04.2021

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), continua fazendo a distribuição de kit de merenda escolar para as famílias dos alunos da rede estadual de ensino. Até o dia 30 de abril serão entregues mais de 1.278 toneladas de gêneros alimentícios, aliviando as dificuldades que muitos estão passando neste período de pandemia. Os pais e responsáveis pelos alunos devem ficar atento ao calendário de distribuição de cada escola. Os kits serão entregues enquanto durarem as aulas não presenciais.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, informa que o Governo de Sergipe está investindo mais de R$ 12 milhões na aquisição e entrega de kit de merenda. “São alimentos que ajudarão de forma efetiva as famílias desses alunos, as quais, na sua maioria, passam por dificuldades financeiras em virtude da pandemia. A entrega de kit de merenda ocorrerá até durar a suspensão das aulas presenciais”, informou, informando que a merenda escolar que seria distribuída de forma presencial nas escolas passou por um incremento dos gêneros alimentícios com mais itens de proteínas.

Segundo a professora Ednéia Sobral, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DAE/Seduc), “os alimentos para a formação de kits serão entregues às unidades de ensino até o dia 30 de abril, cabendo aos gestores a elaboração do calendário de entrega aos pais e responsáveis pelos alunos. A distribuição será de responsabilidade dos gestores e será feita de forma escalonada para evitar aglomerações, conforme normas estabelecidas pela Anvisa, Organização Mundial de Saúde, FNDE e Departamento de Nutrição do DAE, com o acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar”. O kit é composto de 20 itens (tais como arroz, feijão, macarrão, suco, biscoito, molho de tomate, entre outros), e dois quilos de proteína, sendo carne ou frango, beneficiando todos os alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino.

A ação está sendo realizada pela Seduc em todas as unidades da rede e segue as recomendações de segurança sanitária, evitando aglomeração, com distanciamento, com uso de máscaras, luvas e higienização das mãos com álcool 70%. Regido pela portaria nº 3381/2020, da Seduc, o processo dispõe sobre a regulamentação da distribuição de gêneros da alimentação escolar, incluindo dois tipos de proteínas, para todos os alunos devidamente matriculados nas instituições de ensino da Rede Estadual, durante o período de suspensão das aulas presenciais, devido às medidas de combate ao novo coronavírus - Covid-19. Os alimentos foram adquiridos por meio do Pregão Eletrônico nº 070/2020 e do Chamamento Público nº 01/2020, da Agricultura Familiar.

Além de todo o aparato montado pelas escolas, as entregas também acontecem sob vistoria do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc (DAE), que acompanha e inspeciona a chegada dos alimentos à instituição. A professora Ednéia Sobral informa que a ação está regulamentada em lei federal, por meio da resolução nº 02/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que autoriza a distribuição dos alimentos aos alunos devido à suspensão das atividades letivas presenciais.