Roraima
25.04.2023Dando continuidade às ações para a melhoria da estrutura física dos prédios escolares, nesta quinta-feira, 20, o Governo de Roraima reinaugurou a 47ª escola da rede estadual de ensino.
Desta vez, os beneficiados foram os moradores do bairro Senador Hélio Campos, que receberam o Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva novinho em folha.
“Já estamos chegando a 50 escolas revitalizadas. Além do investimento na estrutura física das escolas, também estamos realizando o pagamento de progressões, mantendo o salário dos profissionais em dia, investimos na formação de professores e na realização de concursos públicos. Ou seja, são ações que visam a efetiva melhoria da nossa educação”, destacou o governador Antônio Denarium.
O Colégio foi fundado em 2002, e há 21 anos não passava por nenhuma reforma. A unidade de ensino a atende 870 alunos no Ensino Fundamental e conta com 49 professores em seu corpo docente.
A escola está abastecida com produtos para o preparo da merenda escolar e também foi toda climatizada, o que é um grande diferencial para os estudantes.
“A gente treina na quadra os exercícios e ficamos com calor. Daí a gente vai para sala de aula climatizada, se refresca, descansa e isso ajuda muito no nosso desenvolvimento”, disse o estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Felipe Barros.
ESTRUTURA E MOBILIÁRIOS
A escola recebeu reparos na rede elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, troca do forro, revitalização completa da quadra de esportes com vestiários, troca de piso e acessibilidade. O investimento do Tesouro Estadual com a revitalização foi na ordem de R$ 2,5 milhões.
“Para nós foi uma alegria muito grande encontrar nossa escola reformada e com mobília nova. O ambiente está mais acolhedor e mais motivador tanto para alunos quanto para os professores", disse a professora do componente curricular de Geografia, Adriana Roseno.
As melhorias não foram apenas na manutenção predial. A escola também foi contemplada com mobiliários e equipamentos como 433 carteiras escolares, 23 kits refeitório 30 mesas para alunos cadeirantes, 16 quadros brancos, 30 cadeiras e mesas para professor, além de dois freezers, um fogão, uma geladeira, dois bebedouros, um projetor, uma TV Smart, entre outros.
“As escolas reinauguradas recebem mobiliários novos e ficam prontas para atender alunos e também os nossos professores, que passam a contar com um ambiente mais favorável para o processo de ensino aprendizagem”, pontuou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
INFRAESTRUTURA PARA EDUCAR
Em todo o Estado, já são 47 escolas reinauguradas. Somente em Boa Vista, são 16 escolas revitalizadas ou reformadas, em um investimento total de mais de R$ 44 milhões de reais que já beneficiaram 20.486 estudantes.
Em breve, mais escolas serão entregues para a comunidade escolar. Há 11 unidades de ensino que já estão na reta final dos serviços de reforma ou revitalização. São elas: Maria Sônia de Brito Oliva, Antônio Ferreira, Vanda da Silva Pinto, Antônia Coelho de Lucena e Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, em Boa Vista.
Também estão a Escola Estadual Indígena Lauro Melquior (Ticoça/Uiramutã), Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias (Amajari), Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Schuertz (Caracaraí), Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata (Manoá/Bonfim), Henrique Dias (São João da Baliza) e Dom Pedro II (Iracema).
por Mágida Azulay Khatab
Fotos - Ascom