Roraima
13.09.2023A semana começou com a recepção e acolhimento de 304 servidores do ex-território que foram enquadrados por meio da PEC 098/2017 e lotados nas escolas da Capital. O momento ocorreu no Ierr (Instituto de Educação de Roraima), bairro Tancredo Neves, nesta segunda-feira, dia 11.
Estiveram presentes o governador Antonio Denarium, o secretário de Educação e Desporto Nonato Mesquita e seus adjuntos, o secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo Menezes, além do diretor da Escola de Governo da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração, Silvano Souza.
O governador Antonio Denarium valorizou a dedicação dos servidores para a construção do Estado. “Vocês foram os responsáveis pela construção do Estado de Roraima, foram vocês que iniciaram todo o trabalho. Sabemos que quando o território passou para Estado muitos contratos foram rescindidos, mas os direitos adquiridos são permanentes e o que nós estamos fazendo em nosso Governo hoje é justiça”, destacou Denarium.
A servidora Kely Lira trabalhou entre os anos de 1991 e 1993 como agente administrativa no antigo ex-território. Hoje, beneficiada pelo enquadramento, está atuando na Escola Estadual Lobo D’Almada como auxiliar de secretaria. A servidora disse que se surpreendeu com o momento.
“Eu nunca tinha visto isso, esse acolhimento quando um servidor ingressa no trabalho. Estou gostando muito e estamos aqui para receber todas as informações e capacitações para aprimorar nosso trabalho”, disse Kelly.
TREINAMENTO
Os servidores vão receber durante todo o mês de setembro, treinamento em diversas áreas como atendimento ao público, informática básica e avançada, cursos sobre o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e sobre a estrutura da organização pública.
“Alguns desses servidores estão há mais de 10 anos fora do serviço público e a determinação do nosso governador Denarium é levar acolhimento e também cursos de capacitação a todos eles, além de benefícios e qualidade de vida por meio do Programa Cuidando do Servidor”, explicou o diretor da Escola de Governo da Segad, Silvano Souza.
O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, disse que a Secretaria de Educação não medirá esforços para receber todos esses servidores.
“São servidores que já doaram sua vida pelo nosso Estado e são dignos de toda honra e acolhimento. Estamos de braços abertos e vamos conceder inúmeras vagas para recepcionar todos esses servidores nas mais diversas localidades que pertencem à Secretaria de Educação”, destacou Nonato.
Entenda o Enquadramento
A transposição ao quadro da União é um direito constitucional assegurado aos servidores do extinto Território de Roraima, quando comprovados determinados requisitos.
As normas para essa transposição, ou enquadramento, estão estabelecidas na Lei N° 13.681/18, em complemento à Emenda Constitucional 98 (PEC 98).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed