Governo de Roraima entrega nesta sexta, 28, duas escolas indígenas revitalizadas

Roraima

27.02.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

As comunidades indígenas Guariba e Xumina, localizadas no município de Normandia, estarão em festa nesta sexta-feira, 28. Por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), o Governo de Roraima fará a entrega de duas escolas indígenas completamente revitalizadas.

Na revitalização, as escolas foram contempladas com a instalação de forros, construção do padrão de energia, manutenção do telhado e das instalações elétricas com substituição de lâmpadas, além da instalação de ventiladores e refletores, manutenção da parte hidráulica e sanitária dos banheiros, colocação de piso na copa, construção de calçadas, rampas de acesso e pintura geral.A primeira delas a ser entregue será a Escola Estadual Indígena Tuxaua Evaristo, na comunidade Xumina, em solenidade a partir das 15h. A instituição de ensino atende a 180 estudantes no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio e possui 18 professores.

A escola Tuxaua Evaristo também receberá 100 novas carteiras escolares, cinco cadeiras para professor e quatro kits refeitório (cada kit contém uma mesa e seis cadeiras). A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, enfatizou o empenho do Governo do Estado para revitalizar as instituições de ensino.

“O Governo do Estado tem feito uma gestão de austeridade, de aplicação devida e correta dos recursos públicos. Em razão do longo tempo de construção dessas escolas indígenas e nenhuma manutenção, elas estavam sem condições de uso. O Governo do Estado fez agora a revitalização”, disse Leila Perussolo.

Depois da comunidade Xumina, às 17h será realizada a solenidade de entrega da Escola Estadual Indígena Índio Marajó, na comunidade Guariba. A unidade de ensino atende a 267 alunos no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio e conta com 26 professores.

Além da manutenção do prédio escolar, a unidade de ensino também irá receber 125 novas carteiras escolares, cinco cadeiras para professor e seis kits de refeitório. A chefe da Divisão de Educação Indígena da Seed, Gleide de Almeida Ribeiro, informou que há mais de 15 anos as escolas das comunidades de Guariba e Xumina não recebiam manutenção.

“As escolas estavam há mais de 15 anos sem qualquer tipo de reforma ou atenção pelos governos estaduais. Mas esse ano as escolas receberam revitalização e também novas carteiras escolares. Ficamos gratos e esperamos que o trabalho continue para a melhoria do atendimento na educação indígena de nosso Estado”, ressaltou Gleide Ribeiro.

 Mais mobiliários

Também em Normandia, serão entregues mobiliários para a Escola Estadual Mariano Vieira, localizada na sede do município. A escola receberá 400 novas carteiras escolares, 14 cadeiras para professor e oito kits para refeitório. A entrega será pela manhã, a partir das 9h.

A unidade de ensino atende a 722 alunos no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e conta em seu quadro com 43 professores.

O Governo do Estado, por meio da Seed, adquiriu 1.500 kits de refeitórios, 15 mil carteiras escolares, 580 mesas para atendimento a alunos cadeirantes e 2.500 cadeiras para professores. O valor investido com recursos próprios foi na ordem de R$ 6.399.812,20.

Os mobiliários começaram a chegar ao Estado em janeiro e estão sendo armazenados no Ginásio Hélio Campos, onde estão sendo conferidos, montados, tombados e depois distribuídos para as unidades de ensino.

Em relação às carteiras escolares, chegaram na primeira leva 7.850 unidades e foram distribuídas 4.464 para dez escolas da capital. Outras 3.386 serão distribuídas para escolas do  interior e indígenas.

Também está prevista, com recursos de emendas parlamentares, a aquisição de mais 44 mil carteiras escolas para atender aos estudantes de toda a rede estadual de ensino.