Governo de Roraima entrega kits de materiais para estudantes de escolas em tempo integral

Roraima

17.02.2023

O Governo de Roraima iniciou nesta quarta-feira, 15, a entrega de materiais escolares para as escolas de EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral). A primeira contemplada foi a Escola América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia.

 A entrega foi realizada pelo secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, acompanhado da diretora do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Nildete Melo, durante reunião de pais e mestres da instituição de ensino.

 Nonato explicou aos pais sobre a importância das escolas de tempo integral para alunos do Ensino Médio, e afirmou que a América Sarmento receberá adequações no espaço físico para a otimização das atividades pedagógicas.

 "Por uma determinação do governador Antonio Denarium, a América Sarmento foi inserida em nosso cronograma de reformas, a exemplo da Escola de Maria das Dores Brasil, que já está sendo reformada. A gestão entende que as escolas de EMTI necessitam funcionar com todos os seus atrativos”, salientou o secretário.

 OS KITS

 Os 140 estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da unidade. Os pais ou responsáveis presentes assinaram o Termo de Recebimento do material. Cada estudante foi contemplado com mochila, caderno, canetas, lapiseiras, borracha, régua e calculadora científica. “Estou feliz por receber o kit porque vai ajudar no andamento das aulas complementares”, disse Suellen Assis, aluna da 1ª série.

 Além disso, também foram entregues materiais para uso do professor em sala de aula como papel 40, cartolinas, folhas de EVA, lápis de cor, caixa-arquivo, fitas adesivas e livro de ata para uso da secretaria escolar, entre outros itens.

 Os materiais escolares foram adquiridos com recursos do Programa Federal EMTI na ordem de R$ 932 mil para as cinco escolas EMTI do Estado. As próximas entregas ocorrerão ainda no mês de fevereiro nas escolas Maria das Dores Brasil (Boa Vista) e Padre José Monticone (Mucajaí). Em março, serão contemplados os alunos das escolas José de Alencar (Rorainópolis) e José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí).

 MAIS INVESTIMENTOS

 Durante o ano de 2023, outros equipamentos e mobiliários serão entregues para as escolas EMTI dentre eles material permanente e mobiliário para equipar e modernizar as bibliotecas. Haverá ainda distribuição de mais de 12,3 mil livros sobre Literatura Nacional, Regional e Literatura Juvenil.

 Além disso, mais de 60 lousas digitais interativas serão entregues para equipar salas de aula com tecnologia de ponta para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O investimento é na ordem de R$ 1,6 milhões em recursos federais do Programa EMTI.

 TEMPO INTEGRAL

 O programa que fomenta a educação em tempo integral foi instituído pelo MEC (Ministério da Educação) subsidiando políticas de fortalecimento do ensino e da aprendizagem.

 As EMTI oferecem a ampliação da jornada escolar e a formação integral do estudante, estimulando o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a pesquisa científica e o Projeto de Vida, este relacionado aos talentos e vontades dos estudantes.

 Na América Sarmento, por exemplo, a gestão busca incentivar os alunos que estão entrando ou saindo desta última etapa da vida escolar rumo a universidade e ao mercado de trabalho.

 “Nossos projetos são voltados às profissões, para que, ao finalizarem o Ensino Médio, os alunos tenham direcionamento para seguir a vida, conquistar a independência financeira e ajudar suas famílias”, disse a gestora da escola, Luciana Bezerra.

 A escola firmou uma parceria com a Escolegis (Escola do Legislativo) da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) para a ofertas de cursos profissionalizantes a fim de auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.

 Alunos da 2ª série participarão de cursos de capacitação no turno vespertino, na própria escola, para complementar a carga horária na modalidade EPT (Educação Profissional e Tecnológica) prevista no NEM (Novo Ensino Médio). Os cursos são de Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idosos, Atendentes de Farmácia e Informática Básica e Avançada.

Por Layse Menezes 

Fotos: Ascom - SEED