Governo de Roraima entrega duas escolas revitalizadas e mobiliadas em Uiramutã

educação indígena

15.07.2021

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom

"Nossa escola estava há 10 anos sem qualquer reforma. Recebo com muita gratidão a escola revitalizada, climatizada e mobiliada, uma ação que vai beneficiar nossos alunos e professores".

Essa foi a fala de Adeli Silva Cavalcante, gestora da Escola Estadual Joaquim Nabuco inaugurada pelo Governador Antonio Denarium durante visita ao município de Uiramutã, município que fica distante 316km da Capital Boa Vista. A escola atende 237 estudantes.

Além da revitalização na estrutura física, a escola recebeu 24 centrais de ar, 200 carteiras escolares, 06 kits refeitórios, além de 11 cadeiras para os espaços administrativos. 

“É um orgulho para mim enquanto estudante receber essa escola. Nem todos os alunos do interior possuem uma escola com uma qualidade dessa”, disse Camila dos Santos Pereira, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

A escola Joaquim Nabuco também vai ganhar uma quadra poliesportiva. Os recursos já estão garantidos e são de emendas parlamentares do senador Telmário Mota na ordem de R$ 800 mil.

Na Comunidade Uiramutã, localizada a aproximadamente 3km da sede, a Escola Estadual Indígena Júlio Pereira também foi entregue revitalizada e mobiliada com 60 carteiras escolares, 04 kits refeitório e 10 cadeiras para professor e para salas administrativas.

A instituição que atende 241 alunos nunca recebeu manutenção desde sua inauguração em 2008. "Nosso sentimento é de gratidão e vitória, pois há muito tempo esperávamos essa ação do Governo aqui em nossa comunidade", destacou Gerocina Pereira, gestora da unidade de ensino.

O Governador Antonio Denarium reforçou que sua gestão tem o maior projeto na área de Educação. “Além de reinaugurar duas escolas novas, anunciei mais reformas e construções em outras escolas nas comunidades Enseada e Água Fria. São ações que vão garantir a melhoria da aprendizagem dos alunos e consequentemente da Educação do Estado”, reforçou Denarium.

Na Enseada, atendendo à solicitação da comunidade escolar, o Governador anunciou a conclusão da reforma da Escola Indígena Koko Isabel Macuxi e autorizou a construção de uma quadra poliesportiva. A instituição de ensino atende 337 estudantes. 

Na comunidade Água Fria, o Chefe do Executivo autorizou a reforma da Escola Indígena São Sebastião do Cailã e a construção da quadra da unidade de ensino, que possui 256 estudantes matriculados.

Antonio informou ainda que para o município de Uiramutã, existem mais de R$ 3,3 milhões de recursos de emendas parlamentares da deputada federal Joênia Wapichana para reformas e ampliações em nove escolas indígenas.

Mais de 4 mil estudantes receberam kits merenda e material escolar

Ainda durante sua visita à região, o Governador Antonio entregou kits do Programa Merenda em Casa, kits de material escolar e livros didáticos nas comunidades Pedra Branca, Enseada e Água Fria.

“Estamos acompanhando a comitiva do Governador Denarium que hoje em Uiramutã entrega, além de materiais escolares, kits merenda e escolas revitalizadas, entrega respeito, atenção e dignidade à comunidade escolar e aos moradores do município”, enfatizou Semaias Alexandre, secretário adjunto da Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Em toda região, mais de 4 mil estudantes foram contemplados com os materiais. A logística de entrega foi realizada pelo DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed.

Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, em Uiramutã existem 66 escolas (apenas uma não indígena), 4.549 estudantes e 409 professores.