Governo de Roraima convoca mais 117 professores indígenas

Roraima

10.05.2023

Nesta segunda-feira, 08, o governador Antonio Denarium anunciou a convocação de mais 117 professores aprovados no Concurso Público Específico e diferenciado para a Carreira do Magistério da Educação Indígena. Esses docentes vão atuar no ano letivo 2023.

“São 117 convocados do primeiro e único concurso específico e diferenciado para professores indígenas do Brasil. Já aconteceram outras duas chamadas. Agora todas as disciplinas com professores aprovados serão chamados”, disse o governador Denarium.

Estiveram presentes no ato de convocação, o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, representantes da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), Sodiur (Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima), CIR (Conselho Indígena de Roraima), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), e o secretário dos Povos Indígenas, Terêncio Tadeu.

Durante  a assinatura de convocação, o governador Antonio Denarium ressaltou que o processo seletivo para contratação de professores indígenas está em andamento e em breve o edital será publicado.

O CONCURSO

O certame, realizado em março de 2022, ofertou 1.000 vagas para professores indígenas. Até o momento foram empossados 659 docentes e se todos os novos convocados desta segunda-feira tomarem posse, serão 776 novos professores indígenas compondo o corpo docente da Secretaria de Educação e Desporto.

 “É um trabalho realizado a quatro mãos, a Secretaria de Educação e Desporto junto com a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração. O próximo passo é apresentar o calendário de entrega da documentação exigida para aptidão ao termo de posse”, explicou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

DEMANDA ANTIGA

O concurso específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda aguardada há 15 anos pelos docentes e também pelas lideranças indígenas.

"A terceira chamada será fundamental para que muitas escolas indígenas iniciem os trabalhos de 2023. Para nós e  para o Estado é de suma importância", disse o diretor do Departamento Escolar Indígena, Leonardo Pereira.

O Governo de Roraima ofertou 1.000 vagas imediatas com Cadastro Reserva para cargos de Nível Médio e Superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A instituição que organizou o certame foi o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional).

Atualmente a rede estadual de ensino tem 1.096 professores indígenas, sendo 954 do quadro efetivo e 119 do quadro temporário e 23 da união.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, a rede estadual possui 247 escolas indígenas e 19.007 estudantes matriculados.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed