Rondônia
21.01.2025O governo de Rondônia colhe os resultados de um intenso trabalho realizado ao longo de 2024, para fortalecer o projeto Trilhando Rumo ao Enem. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordenada pela Diretoria Geral de Educação e pela Coordenadoria de Educação Básica, promoveu uma série de ações em toda a rede estadual, com foco em preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as ações implementadas pela Seduc destacam-se:
Conforme a secretária da Seduc Ana Lúcia Pacini, os eventos foram realizados em diversas superintendências regionais de educação, com a participação de mais de 1.250 estudantes por edição. Em Porto Velho, diversas edições contaram com aulas dinâmicas e motivacionais, ministradas por professores da área pedagógica, tanto da rede estadual quanto convidados.
“Em Rondônia, 96% dos concluintes do ensino médio matriculados na Rede Pública de Ensino do estado se inscreveram para o Enem 2024, ou seja, quase cem por cento dos nossos estudantes concluintes do ensino médio participaram do exame, que é a principal porta de entrada ao ensino superior. E isso é resultado do empenho de todos: professores, estudantes e pais”, celebrou.
De acordo com a coordenadora de educação básica da Seduc, Mariy Káthia, um levantamento prévio aponta que um número expressivo de estudantes da Rede Pública estadual de Ensino obtiveram notas excelentes no Enem. “Estamos catalogando as notas por escola e na expectativa de bons resultados no acesso ao ensino superior”, adiantou.
RESULTADOS POSITIVOS EM 2024
Segundo a Seduc, em comparação com o Enem do ano anterior, 2024 apresentou avanços:
COLHENDO RESULTADOS
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, os investimentos e projetos do governo refletem nos resultados alcançados pelos estudantes no Enem 2024. “São muitas notas exitosas dos nossos estudantes que têm sido compartilhadas nas redes sociais, evidenciando o excelente aproveitamento dos alunos da rede estadual no exame. O projeto Trilhando Rumo ao Enem se consolida como uma importante ferramenta de preparação ao ensino superior, democratizando o acesso à educação e impulsionando o futuro dos jovens rondonienses”, ressaltou.